19.9 C
Criciúma
terça-feira, outubro 3, 2023

Defesa Civil emite alerta para altas temperaturas e temporais em SC

Temperaturas podem se aproximar dos 40°C em algumas áreas do Estado, incluindo a região Sul

Santa Catarina terá desenvolvimento de uma onda de calor intenso ao longo desta semana que, combinada às instabilidades na atmosfera, favorece a ocorrência de temporais nesta terça-feira, 19. Diante disso, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu dois Avisos Meteorológicos, um para calor intenso e outro para temporais. 

Foto: Divulgação/ Defesa Civil

Conforme as áreas em laranja do mapa, o risco é alto para desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, principalmente durante o período da tarde, com temperaturas acima da casa dos 30 °C no estado, se aproximando dos 40 °C no Oeste, Norte e Litoral Sul.

Já entre a tarde e a noite desta terça-feira, 19, há Aviso Meteorológico para temporais. Nas áreas em laranja do mapa, o risco é alto para ocorrências, podendo provocar destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. Já nas áreas em amarelo, o risco é moderado.  

A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda a população que, em caso de temporais, procure um local abrigado e longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados. Nos períodos mais quentes do dia evite atividades físicas e mantenha-se hidratado.  

Foto: Divulgação/ Defesa Civil

Avisos e Alertas da Defesa Civil

Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.

Em caso de emergência, ligue 199 para a Defesa Civil de seu município, 193 para o Corpo de Bombeiros Militar ou 190 para a Polícia Militar.

*Via Governo do Estado de Santa Catarina

Últimas