24.2 C
Criciúma
terça-feira, julho 23, 2024

Criciúma 40°C: cidade registra maior temperatura do Sul desde 1924

A cidade foi a mais quente de toda Santa Catarina nesta segunda-feira, 18, superando no dia, inclusive, o município de Orleans, que contém o recorde de temperatura mais alta no Estado, com 44,6°C

O município de Criciúma iniciou a semana com temperatura típica nordestina, com os termômetros chegando aos 40,8°C. Números foram registrados no início da tarde desta segunda-feira, 18. Segundo o climatologista Márcio Sônego, foi a maior temperatura já registrada na região no mês de setembro desde o ano de 1924 – quebrando o recorde quase centenário de Urussanga de 39,3°C.

Além disso, a cidade foi a mais quente de toda Santa Catarina nesta segunda-feira, 18, superando no dia, inclusive, o município de Orleans, que contém o recorde de temperatura mais alta registrada no Estado, com 44,6°C. O registro é do ano de 1963.

O climatologista também explica que a temperatura será a mais alta registrada na semana. Com a chegada da Massa Polar Atlântica no município, logo após o pico, houve registro de queda de temperatura, se estabilizando aos 28°C.

A previsão é de chuva para esta terça-feira, 19, e mais quedas de temperatura, causada pelo vento Sul. O clima fresco dura até quinta-feira, 21, com o município voltando a registrar altas temperaturas.

Influências do El Niño

Não é descartada pelo climatologista a influência do fenômeno El Niño nas altas temperaturas fora de época. As alterações climáticas são sentidas até no continente Europeu.

Márcio Sônego prevê que o fenômeno deve durar até março de 2024. Até lá, mais temperaturas acima da média histórica devem ser registradas.

Últimas