Ermo
Paulo Paixão
politica@tnsul.com
Divulgados os dados do movimento econômico dos últimos cinco anos da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), os números chamam a atenção, pois enquanto o estado de Santa Cataria cresceu 163%, a região teve um saldo positivo de 167%.
Nos números apresentados entre os 15 municípios da associação, Ermo chama a atenção pelo maior crescimento percentual. A cidade de pouco mais de 2,2 mil habitantes, segundo o Censo mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cresceu 365% nos últimos cinco anos.
Tendo como principal atividade econômica o setor primário, Ermo teve um incremento na sua economia com a chegada de uma empresa de transporte, recebimento, armazenamento e beneficiamento de arroz, a Bendo Alimentos.
“O Ermo era um município que tinha a sua atividade econômica só na agricultura, mas há alguns anos quando a Bendo Alimentos veio para o Ermo, o município tinha um pequeno comércio e pequenas indústrias e a Bendo chega e impulsionou o município”, revelou o coordenador do Movimento Econômico da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), Ailson Piva. Segundo ele, “o município já tinha uma estabilidade econômica e o que acrescentou a Bendo só aumentou, por isso esse crescimento”, justificou Piva.
Seguindo Ermo, também se destacam os municípios de Passo de Torres e Balneário Gaivota com 199% e 196% de crescimento, respectivamente. Sobre estas cidades, o coordenador do Movimento Econômico revela: “Essas cidades tinham um valor adicionado, uma espécie de PIB na faixa de R$ 50 milhões e aí quando crescem para R$ 70 milhões, por exemplo, você tem um bom crescimento”.
Setor primário
O movimento econômico é somente referente ao comércio, indústria e agricultura, sendo estes setores de destaque no Ermo. “O Ermo chegou a ser o quinto maior município da região. Agora em 2022 diminuiu um pouco, mas 2021 ele cresceu exponencialmente também em valor adicionado, não só em percentual”, lembrou Piva.
Leia a matéria completa na edição desta quinta-feira, dia 14, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.