A partir da próxima segunda-feira (4), os serviços de atendimento da prefeitura de Orleans será reduzido. O novo horário será das 7 às 13h. A medida é válida por tempo indeterminado, porque visa contenção de despesas por conta da contínua queda nos repasses do Fundo Nacional dos Municípios, feitos mensalmente pelo Governo Federal, segundo afirma a prefeitura.
Segundo o secretário de administração, Marcos Ricardo Martins, foi realizada uma reunião com todos os servidores dos departamentos para explicar que a redução é uma medida preventiva. Segundo o secretário, ainda foi orientado sobre o compromisso e a responsabilidade que cada funcionário tem em seu departamento pois continuarão trabalhando 6 horas diárias.
Outro assunto abordado na reunião foi que a prefeitura está proibida de pagar horas extras, diárias e até mesmo fazer a compra do abono pecuniário (10 dias de férias) dos servidores públicos municipais, salvo profissionais vinculados à Secretaria de Saúde, Educação e Coletores de Resíduos Sólidos, considerados serviços essenciais.
O expediente dos serviços considerados essenciais como o SAMU, Defesa Civil, Secretaria de Saúde e seus Departamentos, estabelecimentos escolares, CRAS, CREAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Clube dos Idosos, Conselho Tutelar, Serviços de Limpeza Pública e Coleta de Lixo e as Agências Comunitárias de Correios, mecânica e manutenção de veículos, que continuam com horário de expediente normal (das 8 às 1h e das 13h30 às 17h30).
*Via ND+