24.2 C
Criciúma
terça-feira, julho 23, 2024

SC encosta nos 30°C nesta quinta, adiantando temporais e vendavais

Meteorologistas explicam que o cenário para os próximos dias é resultado da formação e manutenção de um sistema de baixa pressão

A região sul do Brasil, incluindo Santa Catarina, está prestes a enfrentar uma série de temporais nos próximos dias, com um potencial elevado para a ocorrência de chuvas intensas, raios, granizo e vendavais. No entanto, antes da  chegada da frente fria, é possível que os termômetros marquem até 30°C, nesta quinta-feira (31).

Segundo os meteorologistas Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho, esse cenário meteorológico é resultado da formação e manutenção de um sistema de baixa pressão, causado pelo transporte de ar quente e úmido da Floresta Amazônica.

De acordo com a Epagri/Ciram, nesta quinta (31) o sol aparece com algumas nuvens em Santa Catarina, embora haja uma maior nebulosidade no Norte do Estado durante a madrugada e pela manhã.

Ao longo do dia, as temperaturas sobem devido a uma massa de ar seco que estará sobre o Estado, antes da chegada da frente fria ao litoral sul, prevista para a sexta-feira (1º).

Esse sistema provoca mudança no tempo, e a região oeste do sul do Brasil deve ser atingida por temporais, com chuvas e trovoadas previstas para a tarde e a noite.

No sábado (2) e no domingo (3), as demais regiões também enfrentarão esses episódios climáticos. É importante observar que, apesar da previsão de chuvas intensas, haverá momentos de melhoria, com intervalos de sol, especialmente no domingo e na segunda-feira (4).

Tempestades, chuvas intensas e granizo

A semana seguinte não traz alívio, pois começa com a influência de uma frente fria que deverá intensificar as áreas de instabilidade. Assim, novos temporais e tempestades devem atingir diversas áreas da região Sul.

Além disso, não se descarta a formação de tempestades severas, com chuva intensa, raios, granizo e vendavais com velocidades entre 80 a 100 km/h, em uma ou outra cidade ou região do interior.

O volume de chuva durante este período é significativo, podendo chegar a 150 mm. Destacam-se as cidades localizadas na região oeste do sul do Brasil, que devem receber quantidades consideráveis de precipitação.

Portanto, é importante que os moradores estejam preparados para lidar com essas condições climáticas adversas e tomem as precauções necessárias para garantir sua segurança.

A Epagri/Ciram também verificou a possibilidade destes fenômenos, porém, até às 14h30 desta quarta-feira (30) não havia emitido nenhum alerta.

*Via ND+

Últimas