28.8 C
Criciúma
quarta-feira, fevereiro 28, 2024

Ninho de vespas gigante é descoberto no teto da cozinha de casa abandonada

Colmeia gigantesca é uma das mais de cem encontradas neste ano no Reino Unido, e autoridades emitem alerta preocupante

Um dos maiores ninhos de vespas asiáticas já vistos no Reino Unido, com cerca de 40 centímetros e mais de 10 kg, foi descoberto na semana passada na cozinha de uma casa abandonada na ilha de Jersey, na Inglaterra.

As autoridades do Reino Unido emitiram um alerta sobre essas criaturas perigosas, que adentraram a Europa por volta de 2004, com centenas de mortes por ferroadas registrados em todo o território.

Elas ainda afirmaram que o número de espécies invasoras está crescendo, e que estão a caminho de um número recorde de ninhos a ser descobertos neste ano — este foi o maior entre os 171 já localizados nesta temporada.

“Estava em uma casa abandonada, sem vento, sem chuva, fora do frio e lindamente protegida. Um pouco única, se posso dizer”, afirmou Alastair Christie, coordenador de vespas asiáticas do governo de Jersey.

Alastair também disse que uma colmeia como essa pode conter cerca de 1.500 vespas e alertou os moradores sobre a necessidade de estar cientes dos riscos de perturbar esses ninhos, já que elas podem ser muito agressivas e fatais.

Os apicultores da região também estão com medo de que esses insetos possam representar uma ameaça ainda maior para as abelhas da região do que propriamente para os humanos, por conta de ser um dos predadores naturais delas, e, com seu aumento, o número dos insetos produtores de mel e polinizadores pode cair drasticamente.

De acordo com o tabloide Daily Star, o governo local está correndo para aumentar a força de ataque contra esses monstrinhos, mesmo que talvez seja um pouco tarde.

*Via R7

Últimas