12.5 C
Criciúma
quinta-feira, abril 18, 2024

Indústria de SC tem terceiro maior crescimento do país em junho

Os setores que contribuíram para o avanço em junho foram o de produtos alimentícios com aumento de 8,1% e a indústria automotiva, com 1,1%

Santa Catarina registrou, em junho, um crescimento de 2,6% na indústria em comparação com o mês anterior. O avanço foi o maior do país e também o maior na análise mensal de 2023. A porcentagem positiva amenizou a queda registrada no primeiro semestre. Os dados são do Observatório Fiesc com base em informações disponibilizadas pelo IBGE. 

Para o governador Jorginho Mello, o avanço na indústria catarinense mostra que Santa Catarina está no caminho certo. “Também tivemos o avanço no comércio e a soma de todos esses dados positivos vão trazer uma nova perspectiva ao Estado. A indústria é um setor de grande ênfase para Santa Catarina, pois traz arrecadação e geração de empregos. Nós avançamos 2,6% em junho, enquanto nacionalmente esse aumento foi 0,1%. Isso só demonstra como o Governo está preocupado com o setor, incentivando a atração de novas empresas e a ampliação das que já estão instaladas por aqui”, afirma.

“O setor industrial é fundamental para o desenvolvimento econômico dos estados. É fato histórico que países com força neste setor mostraram mais crescimento, o que se replica nas esferas regionais. Portanto, os números, mais uma vez, reforçam a importância e a competitividade de Santa Catarina no cenário nacional. Seguimos empenhados em ações concretas para o fortalecimento da economia”, complementa o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck,.

Destaques da indústria catarinense em junho 

Em relação aos destaques mensais, os setores que contribuíram para o avanço em junho foram o de produtos alimentícios com aumento de 8,1% e a indústria automotiva, com 1,1%. Já no semestre, os destaques ficam por conta dos produtos de borracha e material plástico, máquinas e equipamentos e equipamentos elétricos, incentivados pelas vendas internacionais.

*Via Governo do Estado de Santa Catarina

Últimas