28.8 C
Criciúma
quarta-feira, fevereiro 28, 2024

Mapa mostra que costa catarinense tem registros de ventos de 115 km/h

Mapa sincronizado com satélite ao vivo mostra ventos fortes na costa catarinense; Defesa Civil faz alerta

O mapa ao vivo dos ventos chamado de “Earth Null” mostra que a costa catarinense registra ventos de 115 km/h em alto-mar na manhã desta quarta-feira (9). Além do vento registrado, a Defesa Civil do Estado fez um alerta para a forte chuva que deve predominar em Santa Catarina nos próximos dias.

Apesar da velocidade assustadora do vento, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) o registro é considerado “normal”. Isso porque quando estamos em uma praia, por exemplo, em geral, o vento está mais presente do que na cidade. O motivo é que o sol aquece a areia ao longo do dia e seu calor sobe, enquanto o ar frio que vem do mar – e que demora mais para esquentar do que a areia – faz seu percurso inverso, em direção à praia. É nessa troca de posições que o fenômeno acontece: a brisa marítima.

Qual o motivo dos ventos mais fortes em alto mar?

Já em alto-mar a explicação também é baseada na física. Segundo o Instituto quanto mais próximo do nível do mar, maior será a pressão, pois existe uma camada de ar de maior espessura sobre essa região. Quanto mais alta a altitude menor será a pressão.

No período noturno, o mar fica mais quente – porque ficou recebendo o calor do sol durante o dia. Assim, a areia esfria. É por esse motivo que os pescadores e jangadeiros têm o costume de navegar durante as noites. Nesse período do dia, o ar frio que se desloca da areia em direção ao mar acaba facilitando a navegação por conta das águas mais tranquilas e temperatura amena.

*Via ND+

Últimas