21.5 C
Criciúma
sábado, junho 15, 2024

Pinguins são encontrados mortos no Balneário Rincão

Pinguins-de-Magalhães estão passando pela temporada migratória

Moradores de Balneário Rincão, no Sul de Santa Catarina, flagram pinguins mortos na praia no último domingo (30). A espécie, pinguim-de-Magalhães, passa pela temporada migratória entre junho e novembro.

A coordenadora de pesquisa e presidente da ONG Educamar, Suelen Santos, explicou porque tantos animais da espécie são avistados.

“Eles saem em sua primeira temporada migratória em busca de alimentos e águas mais quentes e por serem jovens e inexperientes, acabam se perdendo”, disse.

Porém, segundo Suelen, muitos pinguins chegam ao litoral catarinense vivos e podem ser resgatados, estabilizados e reabilitados, podendo voltar ao mar após o atendimento médico veterinário.

Trecho sem acompanhamento de fauna

De acordo com a coordenadora, por não existir um acompanhamento regular de fauna entre Jaguaruna até Passo de Torres, muitos pinguins acabam morrendo. A ONG Educamar realiza um acompanhamento de forma voluntária.

Ela também afirmou que a instituição ganhou um área em Araranguá, onde irão montar uma estrutura para atender a fauna marinha em todo Extremo Sul do Estado.

“Estamos pedindo apoio dos outros municípios onde monitoramos e resgatamos animais para nos ajudarem com a execução da estrutura”, concluiu Suelen.

*Via ND+

Últimas