13.2 C
Criciúma
sábado, abril 20, 2024

Sistema Único de Denúncias é lançado comemorando 211 anos da Polícia Civil

Programa faz parte de uma das novidades da instituição

A Polícia Civil de Santa Catarina realizou nesta quinta-feira (27) na Acadepol, em Florianópolis, a solenidade em comemoração aos 211 anos da instituição, com anúncio de novidades para o futuro da corporação. Além de um planejamento estratégico para os próximos 12 anos, o delegado geral Ulisses Gabriel anunciou duas novidades: o Sistema Único de Denúncias e o Inquérito Policial Digital.

O governador Jorginho Mello destacou o trabalho que a instituição vem realizando. “A Polícia Civil é bem conceituada em Santa Catarina. São homens e mulheres comprometidos com a segurança da sociedade. A nossa polícia é bem organizada, qualificada e é por isso que nós estamos aqui para comemorar os 211 anos de sucesso.”, ressaltou o governador.

A vice-governadora, delegada aposentada da Polícia Civil, Marilisa Boehm, manifestou o orgulho em fazer parte da história da Polícia Civil. “Eu participei 27 anos da Polícia Civil e vi a modernização e a evolução da polícia durante todo esse tempo. Fico feliz em poder comemorar essa data que marca muito trabalho, muitas batalhas e também muitas vitórias”, disse a vice-governadora.

Homenagens – Durante a solenidade, a vice-governadora Marilisa Boehm recebeu uma homenagem do delegado-geral, Ulisses Gabriel e do secretário de Segurança Pública, Paulo Cézar Ramos de Oliveira. “Eu sou da Polícia Civil”, ressaltou Marilisa.

Ex-delegados-gerais também foram prestigiados. Um deles foi seu Antônio Abelardo Bado, de 84 anos. “Lembro com saudades daquela época. Eu assumi o cargo de delegado em 1979 e, de lá pra cá, foram muitos os avanços. Eu agradeço a homenagem e estou muito orgulhoso”.

Para o delegado-geral, Ulisses Gabriel, eles abriram o caminho que a Polícia Civil está trilhando hoje. “Nesses 211 anos a polícia evoluiu muito. Nós trocamos a máquina de escrever pelo computador, passamos a ter software para fazermos o boletim de ocorrência e a ouvir as pessoas em depoimentos virtualizados”.

Também foi apresentado o planejamento estratégico da PCSC para os próximos 12 anos. “Um grande desejo do governador Jorginho Mello é a construção de um projeto de Estado para Santa Catarina. Para termos projetos de Estado precisamos ter planejamento ao longo de vários anos, e esse planejamento estratégico leva em conta a governança na Polícia Civil, a relação da Polícia Civil com a comunidade, a situação envolvendo o efetivo e a qualificação do efetivo”, disse Ulisses.

Sistema Único de Denúncias – Outra novidade apresentada pelo delegado-geral foi o Sistema Único de Denúncias. “Hoje nós temos vários canais de denúncias, temos o site da Polícia Civil, o 181, e o WhatsApp. A partir do Sistema Único de Denúncias todas as denúncias serão centralizadas para um único local e, de lá, distribuídas, dando agilidade ao trabalho da PCSC”, assinalou Ulisses.

Na prática funciona assim: qualquer denúncia que chegar até a PCSC será gravada e transformada em um documento virtual, por meio de Inteligência Artificial. A partir daí, já será enviada para a respectiva delegacia de forma instantânea.

Inquérito Policial Digital – A Polícia Civil também está em fase de implantação do Inquérito Policial Digital. “A partir do momento em que a investigação começa, ela será totalmente digitalizada e conectada com o sistema de poder judiciário, evitando retrabalhos”, finalizou.

No fim da cerimônia foi cantado o parabéns para a Polícia Civil com direito a bolo cortado pelo governador Jorginho Mello e pelo delegado-geral Ulisses Gabriel.

Últimas