Jacinto Machado está localizada no Extremo Sul Catarinense. Município de mais de 10 mil habitantes, nasceu do distrito de Volta Grande, que pertencia ao distrito de Sombrio, subordinado ao município de Araranguá. Há 65 anos, o local se emancipava e tornava-se lar dos jacinto-machadenses. No dia 23 de julho é comemorada a conquista, mas a cidade recebeu status de município pela lei estadual nº 348 em 21 de junho de 1958. Antonio Candiotto foi um dos primeiros colonizadores e fixou-se com a família proveniente de Cocal. De 1913 a 1915, a região ainda era habitada por caboclos.
A origem do nome
A escolha do nome do distrito Volta Grande se deu devido à volta que o rio Serra da Pedra faz entre a cidade e o bairro Gávea, pois o caminho era sempre feito junto ao rio na época da colonização. Em 1930 ainda era vila, passando a virar distrito. Já no ano de 1943, o nome virou Jacinto Machado em homenagem ao General da Guerra do Paraguai, Jacinto Machado Bitencourt. Depois, passou a ser distrito de Turvo pela lei estadual nº 247 de 1948, ganhando a emancipação dez anos após.
Comemoração do aniversário
Nos dias 22 e 23 de julho, o município irá celebrar a emancipação político-administrativa com uma programação com shows, feiras, cultura e esporte, que incluem trilhas e passeio de jipeiros, além de outras atividades. “Optamos por ampliar para dois dias e abrindo a programação para mais atividades”, explica o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, coordenador do evento, Luan Antonelli.
No sábado, dia 22, a programação inicia às 7h, com duas opções de trilhas até pontos turísticos naturais de Jacinto Machado e café rural. No mesmo horário, haverá a abertura da Feira de Sabores e Saberes Populares, na praça Capitão Jorge Tramontim, junto à Rua Coberta.

Confira a matéria completa em comemoração aos 65 anos de Jacinto Machado na edição desta quarta-feira, dia 7, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.