18.4 C
Criciúma
sexta-feira, maio 24, 2024

5G chega a Criciúma três anos antes do prazo previsto

Vereador Nícola Martins, autor da nova lei de antenas em Criciúma, comemora a conquista

A tecnologia 5G já pode ser acessada em Criciúma por celulares que tenham recepção deste sinal. Duas antenas da operadora Vivo já foram instaladas e estão em funcionamento no município, uma na Rua Jorge da Cunha Carneiro, Bairro Michel, e outra na Avenida Getúlio Vargas, Centro. “O prazo para chegada era 2026, mas conseguimos antecipar em mais de três anos. E esta é uma conquista de toda a comunidade da inovação e da tecnologia que trabalhou intensamente para isso”, destaca o vereador Nícola Martins, autor da nova lei para instalação de antenas em Criciúma, aprovada em 2022.

Foi ele também quem provocou o movimento regional, que resultou, também, em todos os demais municípios da Amrec com a legislação preparada. “Então, Criciúma e região estão se antecipando a outros locais de Santa Catarina, mais populosos inclusive, graças ao trabalho de facilitação para instalação”, ressalta Nícola. A expectativa é de que mais antenas sejam instaladas nos próximos meses e que todas as operadoras também ofereçam o sinal ao criciumense.

Com o 5G, a velocidade para navegação pelos celulares deverá aumentar em quase 20 vezes, o que vai melhorar, e muito, a qualidade das ligações de vídeo. Para a indústria, a possibilidade de mais conexões e menor tempo de resposta auxiliará na melhoria dos processos produtivos. Para o setor público, o 5G auxilia na maior integração entre sistemas e captação de dados da cidade para realização de políticas públicas mais assertivas. “Iremos muito além disso. Muito mesmo. Não conseguimos nem prever quantas tecnologias serão criadas nos próximos anos a partir do 5G; e Criciúma estará alavancando consideravelmente o setor da inovação”, comemora o vereador criciumense.

Foto: Divulgação

Últimas