20.3 C
Criciúma
quinta-feira, maio 9, 2024

Heroico, Tigre vence, fora de casa, e lidera a Série B

Com um jogador a menos, desde os 18 minutos do primeiro tempo, Criciúma faz 1 a 0 no lanterna ABC, em Natal, e chega ao primeiro lugar da Segunda Divisão do Brasileirão. Fellipe Mateus, que completou 100 jogos com o Manto Carvoeiro, faz o gol do jogo

Tiago Monte

Natal/RN

Em uma jornada de superação, o Tricolor Carvoeiro bateu o ABC por 1 a 0, na tarde deste sábado, e assumiu a liderança parcial da Série B do Brasileirão. Fellipe Mateus, cobrando pênalti, fez o gol do jogo, aos 31 minutos do primeiro tempo. Antes disso, aos 18 minutos, Walisson Maia evitou um lance de gol dos donos da casa e foi expulso. A partir daí, o Tigre jogou com um a menos, teve uma grande concentração, conteve os avanços do adversário e garantiu mais três pontos longe do Majestoso. Com o resultado, o Criciúma chega ao primeiro lugar momentâneo da Série B e torce para que Sport e Vila Nova não vençam, na conclusão da rodada, para manter a posição na tabela.

Antes do primeiro minuto, o time da casa já buscou o ataque, mas Miqueias chegou firme e garantiu o tiro de meta. O ABC tinha mais posse de bola e tentava ameaçar o Tigre, que se defendia bem. Aos cinco minutos, após toque de Júnior Todinho, Thonny Anderson bateu forte, rasteiro, mas Gustavo foi bem na bola e colocou pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio, o goleiro do Criciúma foi tocado. Falta de ataque. Aos nove minutos, o Tigre errou a saída de jogo, mas o ABC não conseguiu aproveitar. No princípio do jogo, o time potiguar empurrava o Tigre para trás. O Criciúma se defendia e tentava sair em contra-ataques. Aos 11 minutos, a primeira chegada do Tigre: Fellipe Mateus cruzou, a zaga tirou parcialmente e Claudinho finalizou pela linha de fundo, de primeira. Aos 14 minutos, a zaga do Tigre bateu cabeça, novamente. Após cruzamento de Fábio Lima, Wallace bateu, mas Rodrigo desviou pela linha de fundo. Escanteio. Na cobrança, a zaga tirou.

Aos 16 minutos, o Tigre sai jogando errado com Rodrigo, que atravessou a bola na frente da área, Júnior Todinho ficou com a bola, na entrada da área, e foi derrubado por Walisson Maia, quase na linha da grande área. Falta. O árbitro Ivan da Silva Guimarães Júnior revisou o lance no VAR e expulsou o zagueiro do Criciúma. O lance foi de chance de gol e o defensor do Tigre derrubou o adversário. Na cobrança de Thonny Anderson e Gustavo espalmou. Aos 22 minutos, Rayan entrou no lugar de Léo Costa, para recompor o sistema defensivo. Aos 24 minutos, após boa troca de passes pela esquerda, Fábio Lima recebeu, na marca do pênalti, mas pegou embaixo da bola e isolou o chute. Aos 29 minutos, após cruzamento de Felipe Vizeu, pela esquerda, Fabinho foi tocado por baixo e derrubado. Pênalti. Fellipe Mateus bateu e abriu o placar: 1 a 0 para o Tigre. Gol do jogador que completava 100 jogos com o Manto Carvoeiro.

Aos 35 minutos, o técnico do ABC, Allan Aal, tirou um volante, Wallace, e colocou o atacante Wallyson. Aos 39 minutos, Wallyson bateu forte, Gustavo rebateu e, no rebote, Thonny Anderson tentou pegar a bola, mas atingiu o companheiro Romário. Aos 43 minutos, Fábio Lima cruzou da direita, mas Rodrigo salvou, no meio da área, quando Júnior Todinho estava pronto para empatar o jogo. Após o gol, o Criciúma equilibrou o jogo, enquanto o ABC sentiu a derrota parcial. Aos 48 minutos, Matheus Anjos recebeu com liberdade, mas finalizou mal. A bola saiu alta e pela linha de fundo. O primeiro tempo acabou com o jogo disputado, mesmo com o Tigre tendo um jogador a menos desde os 18 minutos. “Acima de tudo, da partida de número 100, tem o Criciúma. Quero agradecer à minha família que está aqui no estádio, mas não tem nada ganho. Vamos voltar focados para o segundo tempo”, diz o meia Fellipe Mateus, no intervalo.

Bola no travessão, mas partida controlada na etapa final

Antes do primeiro minuto, Júnior Todinho recebeu na área e bateu forte, mas a bola desviou e bateu na rede pelo lado de fora. Escanteio. Na cobrança, a zaga afastou. O ABC voltou pressionando, conforme esperado. Aos quatro minutos do segundo tempo, o goleiro Gustavo tomou o terceiro cartão amarelo e não joga, na quinta-feira, contra o Guarani. Aos cinco minutos, Matheus Anjos bateu, de muito longe, e Gustavo pegou com tranquilidade. Aos sete minutos, Fabinho foi lançado, na área, mas acabou desarmado. Aos oito minutos, após cruzamento de Gedeílson, Matheus Anjos cabeceou firme e Gustavo foi no cantinho para salvar o Criciúma. Aos 14 minutos, Miqueias arriscou, mas Simão pegou com tranquilidade.

Aos 24 minutos, Fabinho e Tiago Marques fizeram boa jogada, mas a zaga do ABC se recuperou e limpou o lance. Aos 29 minutos, Jean Patrick soltou a bomba, da intermediária, e a bola estourou no travessão. Na sobra, Felipe Garcia cabeceou fraco e Gustavo pegou. Lance de perigo do ABC.

Aos 33 minutos, Gedeilson cruzou e Rodrigo colocou pela linha de fundo. Escanteio. Na cobrança, a zaga afastou. Aos 37 minutos, Rodrigo apareceu bem na área, em cobrança de escanteio, mas cabeceou para fora. Aos 40 minutos, Genilson bateu forte e Gustavo defendeu. Na sequência, Miqueias afastou. Aos 43 minutos, Gustavo sentiu lesão e deu lugar a Alisson. Alteração no gol do Tigre. No final, pressão potiguar, mas sem resultado. Mais uma vitória carvoeira longe de casa. É a segunda consecutiva e 13 pontos conquistados em 15 disputados. O próximo desafio será na quinta-feira, diante do Guarani, no Majestoso, que deve estar lotado. “Foi uma partida muito difícil. Por tudo o que aconteceu na partida, conseguir essa vitória é muito importante para o decorrer da competição”, finaliza o lateral esquerdo Marcelo Hermes.

Campeonato Brasileiro – Série B – 16ª Rodada

08/07 (sábado) – 15h30 – estádio Frasqueirão, em Natal (RN)

ABC

Simão; Gedeílson, Afonso, Genilson e Romário (Welliton); Ramon (Jean Martim), Wallace (Wallyson) e Thonny Anderson (Felipe Garcia); Júnior Todinho, Fábio Lima e Matheus Anjos (Jean Patrick). Técnico: Allan Aal

CRICIÚMA

Gustavo (Alisson); Claudinho (Jonathan), Rodrigo, Walisson Maia e Marcelo Hermes; Léo Costa (Rayan), Miqueias, Arilson e Fellipe Mateus; Fabinho (Rômulo) e Felipe Vizeu (Tiago Marques). Técnico: Cláudio Tencati

Arbitragem: Ivan da Silva Guimarães Júnior (AM); Auxiliares: Anne Kesy Gomes de Sá (AM) e Antônio Adriano de Oliveira (MA); VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ). AVAR: Ciro Chaban Junqueira (DF)

GOL: Fellipe Mateus (31/1T) (C)

Cartões Amarelos: Genilson (ABC); Gustavo (C)

Cartão Vermelho: Walisson Maia (C)

Últimas