O portal TN Sul (tnsul.com) foi lançado junto com o jornal Tribuna de Notícias há quatro anos e, agora, também ganha uma nova roupagem. Desde domingo, o público percebe as mudanças nas cores, nas publicações, no formato e na apresentação. Segundo o diretor-geral do Grupo SL de Comunicação, Edson da Soler, uma das propostas da alteração no portal foi a rapidez no acesso. “Nossa audiência exige um portal mais rápido e o objetivo disso é agregar conteúdos como, por exemplo, anúncios de vídeo, eventos sociais para os quais teremos uma galeria de fotos, o ‘Na Fonte’, que envolve assuntos voltados à política, sempre preocupado com a verdade e o crescimento do local onde estamos inseridos”.
Plataformas
Da Soler ainda revela que uma das coisas mais importantes deste novo portal foi a troca total do servidor, incremento de espaço e reestruturação do banco de dados, novo modelo de postagens e de gerenciamento de anúncios, além da atualização dos protocolos de segurança. No layout mudou a cor: saiu o azul e ficou o vermelho do TN, além dos anúncios de vídeo, com até 30 segundos, que serão comercializados. “Trabalhamos com as plataformas: desktop e móbile. Sobre o layout, posso dizer que ficou mais atrativo. Ainda não está 100% como queremos, mas vai ficar cada vez mais rápido. Uma mudança casada com o novo projeto gráfico do jornal impresso, apresentada em abril”.
Vale lembrar, de acordo com Edson, que na última semana o Portal TNSul recebeu a certificação do Instituto Verificador de Comunicação (IVC). Com isso passa a ser auditado diariamente pelo website. “Somos o único da região Sul com essa certificação. E até o final do ano o Tribuna de Notícias, nosso jornal impresso, também passará a ser auditado”.
O que é o IVC?
O IVC Brasil é uma entidade nacional sem fins lucrativos responsável pela auditoria multiplataforma de mídia. Seu objetivo é fornecer ao mercado dados isentos e detalhados sobre comunicação, incluindo tráfego web, tanto de desktops quanto de smartphones, tablets e aplicativos, bem como circulação e eventos. Para isso, conta com plataforma única que interliga números de diversas audiências às agências mais importantes de todo o País. A entidade é composta por representantes de anunciantes, agências de propaganda e editores.
Detalhes das mudanças
As alterações no portal TNSul foram feitas pela empresa Colapp Networks sob a coordenação dos profissionais Charles Oliveira e Angelo Sachet. Eles contam que a maioria dos portais seguia o mesmo padrão de cor usando o azul, ou mais claro ou mais escuro. Assim, foi optado pelo vermelho que impacta e chama mais atenção. “O colorido das editorias tiravam a atenção do que interessa, que é a notícia, então foi decidido pelo simples e direto. Já a logo com vários elementos, como a antiga, sai do foco de ser algo direto. O botão de play remetia a coisas relacionadas ao vídeo, definindo por um impacto mais direcionado ao nome. Com isso a logo foi desenhada mais clean e direta”, explica Oliveira.
Vem novidade digital
Para Edson, reinventar-se e acompanhar as exigências do público é necessário bem como fazer as coisas bem feitas e procurar inovar são pontos fundamentais para não cair na mesmice. “A gente sempre está reinventando e acompanhando o que o público exige. Agregamos streaming, comportamento com matérias trabalhadas e com pesquisas, focando e mostrando a verdade em tempos lamentáveis de fake news. Afinal, o portal tem responsabilidade com a notícia e nosso conteúdo é produzido por profissionais”, ressalta, enfatizando: “Não vou dizer que não vamos errar, somos humanos, mas se errar, vamos corrigir. Nossos conteúdos são devidamente checados”.
foco na região
Tanto o jornal impresso, quanto o portal tem como foco a região, mas também estão atentos às notícias do estado, Brasil e mundo. Em breve, Edson revela que tem mais novidade: o TN Digital, com conteúdos específicos para atrair um público diferenciado. “Primeiro foi o impresso com cara nova, agora o portal, e não para por aí. Em breve vamos lançar o jornal digital, ou seja, o TN Digital, com um conteúdo diferenciado voltado para um público específico e interessante para a nossa audiência”, explica Da Soler.