14.4 C
Criciúma
domingo, abril 21, 2024

Armas e máscara são apreendidos em operação contra assaltos a bancos

Nesta quinta-feira, dia 1°, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal de Itajaí, com apoio da Polícia Militar, desencadeou a Operação X para cumprimento de seis mandados de prisão preventiva e doze mandados de busca e apreensão nos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Tijucas e São José.

Além do cumprimento dos seis mandados de prisão, um sétimo suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo. Desses, um dos presos também foi autuado pelo crime de resistência e outro pelo crime de uso de documento falso. Foram apreendidos um rifle, um revólver calibre .380 e duas pistolas, além de cinco simulacros de arma de fogo, máscara usada para cometimento de roubos, R$ 5 mil em dinheiro, aparelhos eletrônicos, veículos, notas e documentos falsos.

Foto: Divulgação/ Polícia Civil

A Operação X é resultado de investigação a uma associação criminosa responsável pelo cometimento de roubos a instituições bancárias em Itajaí e região. A quadrilha é suspeita de ser responsável pelo cometimento e planejamento de quatro roubos. Um deles a uma agência bancária, na Praia Brava, em julho de 2021; outro a agência no bairro São Vicente, em outubro de 2021; mais um a uma agência no bairro Itaipava, em fevereiro de 2022; e pelo planejamento de roubo a outra agência bancária na cidade de Brusque, em junho de 2022.

Em todos os assaltos, os suspeitos realizaram a mesma dinâmica para cometer os crimes: três indivíduos, portanto pistolas e armas longas atacavam as agências no começo do horário do expediente bancário, destruindo o vidro com marreta e roubando o dinheiro, além da arma de fogo e colete balístico dos vigilantes. No total, nos três roubos consumados, foi levado um montante de aproximadamente meio milhão de reais.

Na primeira fase de operação, em julho de 2022, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca, tendo apreendidos dois fuzis calibre 5,56, duas pistolas, uma carabina CTT .40, um kit Rone, coletes balísticos e equipamentos táticos.

Os presos foram indiciados pelos crimes de roubo qualificado e associação criminosa, sendo encaminhado ao Sistema Penitenciário, onde permanecem à disposição da Justiça.

A operação teve o apoio de mais de 80 policiais das DICs de Brusque e São José, NOC, SIC e DPCAMI de Itajaí, DPCos de Navegantes, Barra Velha, Piçarras e Penha, além das equipes dos Batalhões de Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú da Polícia Militar.

Últimas