11.4 C
Criciúma
terça-feira, junho 25, 2024

Pró-reitor da UniSatc participa de Conferência sobre inovação nos EUA

Castelan apresenta pontos do currículo inovador que está implantado no Centro Universitário

Professores e pesquisadores das principais universidades do mundo se reúnem para discutir o que há de transformações na educação. Eles participam da 3ª Conferência da IAFOR sobre Educação, Pesquisa e Inovação (ERI2023) que ocorre na Universidade Virgínia Tech, em Whashington (DC), nos Estados Unidos. O pró-reitor do Centro Universitário Satc (UniSatc), Jovani Castelan, é um dos participantes.  

Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

“Trouxe três pontos para a apresentação no evento. Falamos sobre mudanças e como a inovação está presente no cotidiano da UniSatc”, ressaltou. Os pontos que o pró-reitor demonstrou envolvem as atualizações que foram realizadas na matriz curricular de todos os cursos de graduação, permitindo a criação de formações não lineares, a implantação do projeto final de curso (PFC), que estimula a inovação e o empreendedorismo. Outro ponto discutido foram os projetos integradores, que promovem a relação dos acadêmicos com a comunidade por meio de projetos de extensão.  

Conforme Castelan, que mediou uma das mesas da conferência, a participação permite que se tenha conhecimento das ações que outras universidades estão adotando. “Um ponto que chamou a atenção dos colegas que estavam na nossa mesa de debates é a singularidade do ensino na Satc, onde temos desde a educação infantil até o ensino superior. Demonstrei a importância do curso técnico e como isso é um diferencial para o aluno que depois vai para a graduação”, ponderou o pró-reitor.  

Formação de novas parcerias 

O evento também é uma oportunidade para formalizar novas parcerias. O networking com os demais pesquisadores permite que se troquem ideias e inicie a viabilização de projetos. 

Uma das discussões foi com o professor Emil Velinov, da Skoda Auto University, de Praga, na República Tcheca. “Iniciamos as tratativas para construir uma parceria futura”, afirmou Castelan.  

Últimas