16.2 C
Criciúma
quinta-feira, abril 25, 2024

PM salva bebê engasgada em Capivari de Baixo

Um bebê de um mês que se engasgou com muco, foi salvo por policiais militares da Radiopatrulha de Capivari de Baixo na tarde desta quinta-feira, 6, no bairro Alvorada, em Capivari de Baixo.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Segundo a mãe da criança, quando percebeu que a filha havia se engasgado, ligou para o 190. Ela foi orientada por telefone a fazer a manobra heimlich para desengasgo, mas não conseguiu sozinha.

“Estava desesperada. A viatura chegou muito rápido, e aí eu entreguei meu filho na mão da policial, ele já estava desmaiado, desacordado. Ela fez o procedimento e trouxe meu filho de volta, foi onde ele chorou”, contou a mãe.

A Cabo karina, agiu rápido. “A mãe me deu a criança nos meus braços já desfalecida, fiz a manobra, efetuei alguns tapinhas nas costas da criança e ela chorou. Depois fiquei monitorando até a chegada do Corpo de Bombeiros para prestar a assistência necessária.

A mãe agradeceu a Cabo Karina e ao Soldado Fernandes pela agilidade no atendimento, e por salvarem seu filho, ambos foram encaminhados para o Hospital Nossa Senhora da Conceição em Tubarão.

O que fazer nestes casos?

Segundo a PM, as ocorrências envolvendo crianças engasgadas são comuns e é importante que os pais ou responsáveis aprendam a fazer o procedimento para uma eventual urgência.

“Quem passar por esse tipo de situação primeiramente manter a calma e tentar colocar a criança de bruços sobre o antebraço, com o braço levemente abaixado, com a cabeça da criança apontada para baixo levemente. E dar alguns tapas nas costas da criança de maneira que auxilie no desengasgo dela”.

É importante entrar em contato com as equipes de socorro o mais rápido possível. Para esse tipo de atendimento, a população pode ligar para o 190 da PM ou também para o 193 do Corpo de Bombeiros.

Últimas