16 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Siderópolis: antigo escritório da CSN começa a virar o ‘Museu do Carvão’

Gustavo Milioli
Siderópolis

Uma vontade antiga do Governo de Siderópolis enfim será colocada em prática. O lugar que abrigava o escritório da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), abandonado desde a saída da empresa estatal da região na década de 1980, terá uma nova funcionalidade daqui a 10 meses.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Este é o prazo que a empreiteira Crepaldi Construções terá para erguer, no espaço, o Museu do Carvão. O prefeito Franqui Salvaro assinou a ordem de serviço para o início das obras neste domingo. O projeto contempla, ainda, um auditório e salas comerciais para receber departamentos da prefeitura. A previsão inicial é de que o Corpo de Bombeiros, a Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid) e o Departamento de Agricultura sejam remanejados para o novo endereço.

“Já iniciamos os trabalhos dias atrás, para adiantarmos, mas as obras começam a todo vapor nesta segunda-feira. É um resgate da história cultural do município, muita gente trabalhou ali, é uma história muito bonita. Vamos construir um auditório, que hoje o município não tem, e vamos fazer com que alguns departamentos saiam do aluguel, economizando dinheiro da gestão”, salienta Salvaro. O investimento será de aproximadamente R$ 1,2 milhão, oriundos de emenda parlamentar da deputada federal Geovania de Sá.

No momento, segue a busca para levantar os materiais remetentes ao rico passado do município ligado à mineração. “O nosso pessoal do Departamento de Cultura já iniciou as buscas para encontrarmos os objetos dos mineiros para fazermos o museu. Penso que não será difícil, porque somos a capital do carvão”, externa.

Em breve, uma nova área de lazer

De acordo com o chefe do Executivo sideropolitano, o espaço, largado às traças, vinha sendo utilizado para a prática de crimes. “O uso de drogas era frequente, agora vamos dar vida a esse rico empreendimento”, comenta. O objetivo do Governo Municipal é, depois, construir uma ampla área de lazer ao redor do Museu do Carvão, no bairro Rio Fiorita.

“Já temos o projeto pronto, agora estamos estudando o orçamento para depois irmos atrás dos recursos. Será um miniparque, com praça, quadras de futebol, vôlei, tênis e beach tennis. Terá ainda pista de caminhada, academia ao ar livre e parque infantil. Vai ser a nossa segunda área de lazer em construção”, antecipa o prefeito.

Últimas