25.4 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Pequeno porte, grande valor

Giovana Bordignon/Especial

Criciúma

Decorado com imagens e frases engraçadas, um modelo de bolo se tornou tendência e conquistou a internet. Em Criciúma, o chamado Bentô Cake se tornou o mais pedido entre os clientes de uma confeitaria localizada no bairro Metropol.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Os bolinhos engraçados têm origem na cultura asiática. No Japão, o bentô é um tipo de marmita, que tem a refeição servida em uma bandeja e são levadas para viagem. No Brasil, com a junção da palavra cake (bolo em inglês), o doce ganhou o significado de “bolo na marmita”.

Enquanto conquistava a internet mundo afora, o Bentô Cake ganhou um jeitinho brasileiro. No país, ele é decorado com memes. Na maioria das vezes, o topo do bolo tem o desenho de um boneco de palitos junto a uma frase engraçada ou irônica.

Bentô Cake em Criciúma

Foto: Nilton Alves

Nas redes sociais, é possível encontrar várias inspirações do bolo. Depois de acompanhar o sucesso no exterior, confeiteiros brasileiros atentos às tendências aderiram à moda. É o caso da confeiteira Arieli da Silva de Oliveira, que, aos 33 anos, é proprietária da Adocê Confeitaria Artesanal e trouxe essa novidade aos criciumenses.

A empreendedora começou a fazer os bolinhos em setembro de 2021, quando procurava inspirações no Instagram. “Fui pesquisando e achei ele bem interessante por ser um bolinho pequeno que traria aquela surpresa pra pessoa que recebe, por estar escondido dentro da marmita e trazer uma mensagem com algum significado escrita em cima dele”, comentou a confeiteira.

O bolinho, que acabou se tornando o carro-chefe da confeitaria, tem 11 centímetros de diâmetro e pesa, aproximadamente, 300 gramas. Na Adocê, o cliente tem duas opções de recheio: brigadeiro tradicional ou brigadeiro de leite em pó, e duas opções de massa: tradicional ou chocolate 50%. Toda a parte dos desenhos e da cobertura é feito com a mistura de chantilly e leite em pó. E o Bentô sai no valor de R$ 20.

Valor emocional

Foto: Nilton Alves

O que torna a procura pelos Bentô Cakes tão grande é o fato de ele não precisar de uma data especial ou comemorativa para ser dado a alguém, sem contar com o baixo valor financeiro, por ser menor que tortas comuns, o bolinho acaba sendo muito mais barato. Mas isso não impede que ele possua um grande valor emocional.

“Não possui um alto valor se estivermos falando de dinheiro. Mas emocionalmente ele tem um valor sentimental enorme. Tu entregar pra pessoa e ela ter uma surpresa. Dar aquele carinho pra alguém. Um carinho que, muitas vezes, não estávamos esperando receber. E é tão gostoso sentir que é lembrado, sentir aquela emoção de abrir e ver uma frase que a pessoa fala, ou aquele meme que ela gosta”, completa Arieli.

Surpreender

Por ter essa opção de presentear alguém especial a qualquer momento, a confeiteira recebe pedidos para as mais diversas ocasiões. Aniversários, brincadeiras entre amigos ou casais, ou até mesmo ensaios fotográficos. Mas Arieli teve um caso especial. O pai de uma cliente estava encerrando o seu primeiro ciclo de quimioterapia.

Amanda Cândido é enfermeira e ajuda o pai, Adenir, a enfrentar uma luta diária contra o câncer de intestino. Com a esperança de rever o sorriso e brilho nos olhos do pai, Amanda pensou em surpreendê-lo com uma simples, mas significante lembrança: um Bentô Cake.

Foto: Divulgação

“Eu amo muito meu pai e, por mais que eu seja enfermeira, a descoberta do câncer foi assustadora. Ele foi muito guerreiro, passou pela cirurgia e logo na sequência foi para a quimio, se mantendo forte e confiante. Eu conversei com a Ari para fazer o Bentô e ela topou! No dia que entreguei pro meu pai, foi quando ele finalizou o primeiro ciclo de quimioterapia. Foi extremamente gratificante ver aquele brilho renovado no olhar dele”, disse Amanda.

Adenir ficou muito feliz, se emocionando desde o primeiro bilhete que leu. Segundo a filha, ele não esperava que ela o presenteasse no fim do primeiro ciclo, e ficou extremamente grato por isso. “Quando ele abriu o bolinho, os olhos dele se encheram de lágrimas”, contou.

Foto: Divulgação

Últimas