15.9 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Nova Veneza: Casarão será restaurado para receber nova biblioteca

O Prefeito Rogério Frigo e o vice-prefeito Élzio Milanez receberam o escritor Celestino Sachett na manhã desta quarta-feira, 23, em Nova Veneza, para discutir detalhes do projeto de restauração do casarão da família Bratti Sachet, que se tornará a futura Biblioteca Municipal.
O escritor, professor e proprietário da casa, com 92 anos, reside em Florianópolis, mas ainda tem uma ligação forte com Nova Veneza. Em seu acervo, que será doado ao município, possui mais de 25 mil livros, que irão compor a biblioteca. Entre as obras que compõem o acervo, estão livros da literatura brasileira. “O livro é como um amigo pra mim. A vida inteira convivi com livros. O livro é como uma pessoa que tem que ir pra frente e interagir com outras e tenho certeza que esse espaço vai ser para isso, para que os livros cheguem em mais cidadãos de Nova Veneza e da região”, comenta o Sachett.
A Secretária de Esporte e Cultura, Carolina Ghislandi, destacou o empenho do município e da família Sachett em disponibilizar o espaço para o município. “É um momento muito especial para Nova Veneza poder receber o Celestino aqui para podermos discutir a preservação da história das famílias e que além disso, se tornará um grande espaço cultural para Nova Veneza. Nos próximos dias vamos começar a tornar realidade um sonho da família e que acabou tornando um sonho da nossa administração”, afirma a secretária.
A residência da família Bratti e Sachet, será disponibilizada em forma de comodato, por 15 anos para o município. Localizado na rua Nicolau Pederneiras, o casarão antigo que já chama a atenção por quem passa pelo local, será totalmente revitalizado.”Hoje recebemos a família Sachett para alinharmos os próximos passos para darmos continuidade neste projeto que é transformar este local em um ambiente do conhecimento. Onde as pessoas vão poder ler bons livros, conhecer a história da família e replicar conhecimento. Com certeza, vamos ter um espaço diferenciado, que será mais um ponto turístico da nossa cidade”, pontua o chefe do executivo.

Últimas