Mesmo sem chuva, abastecimento de água está garantido em Morro da Fumaça

Desde 2019, não falta água no verão na cidade

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

Mesmo com a escassez de chuva dos últimos dias, Morro da Fumaça está com o abastecimento de água garantido. Isso porque, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), atua diariamente em diversas frentes. “Os trabalhos iniciaram em 2018, quando o Samae foi criado e segue de maneira constante, sempre na busca pro garantir que a água chegue às residências dos fumacenses e com cada vez mais qualidade”, enfatiza o diretor do Samae, Rogério Sorato.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

Em 2019, foi o primeiro verão que, em muitos anos, não faltou água na cidade. Fato que se repetiu em 2020 e em 2021. “Os investimentos são constantes. É o dinheiro que o consumidor paga na sua fatura voltando em melhorias”, fala o prefeito Noi Coral.

A modernização e aquisição de equipamentos estão entre as iniciativas que garantem este abastecimento. “A municipalização do abastecimento de água foi uma das grandes realizações de nosso governo e que dá grandes resultados aos fumacenses”, ressalta o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

Ainda segundo Sorato, para não faltar água, a equipe atua desde o início de novembro na redução de perdas com vazamentos. “Estamos utilizando o geofone para achar os vazamentos na parte da madrugada com menos barulho. Situações como estas não aparecem na rua, a água vaza para a drenagem pluvial. Sem os macromedidores, geofone, sistemas de telemetria e georreferenciamento não teríamos água suficiente na cidade em épocas de calor como estas”, diz.

Uso racional

O diretor do Samae reforça ainda a importância das pessoas utilizarem a água de maneira racional. “Diversas atitudes simples fazem a diferença neste momento de pouca chuva. Cada um fazendo a sua parte ajuda a garantir que não falte água”, conclui.

Formas simples para economizar água:

  • Feche a torneira enquanto escova os dentes.
  • Ao se barbear mantenha a torneira fechada.
  • Feche a torneira enquanto se ensaboa no banho e diminua o tempo na ducha
  • Colocando um balde ou bacia abaixo do chuveiro, você armazena e reaproveita a água do banho para outra atividade, com lavar o quintal.
  • Deixe de molho as louças com a sujeiras mais pesada. Facilita na hora de lavar.
  • Ao lavar a louça, ensaboe tudo de uma vez e depois enxágue.
  • Só ligue a máquina de lavar louça quando estiver com capacidade total.
  • Na lavanderia, deixe as peças com sujeiras mais pesadas de molho.
  • Otimize a utilização da máquina de lavar, acumule a roupa e lave-as de uma única vez.
  • Use a água do enxágue da máquina de lavar para a primeira lavagem da próxima roupa ou para lavar o quintal.
  • Evite lavar calçadas e carros neste período.
-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.