15.9 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Estadual: emplacamentos de veículos tem acréscimo de 2,05% em fevereiro

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC), divulgou o desempenho do setor automotivo no mês de fevereiro de 2022. Os emplacamentos de veículos automotores no estado, encerraram o mês, na comparação com janeiro, com acréscimo de 2,05%. Todos os segmentos tiveram resultado positivo, com exceção dos segmentos de caminhões, ônibus e motocicletas.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Quando comparado com fevereiro de 2021, o setor como um todo registrou queda de 13,14%, e no acumulado do primeiro bimestre do ano registrou queda de 12,90% em relação ao primeiro bimestre de 2021.

O segmento de Tratores e Máquinas Agrícolas, por não serem emplacados, apresentam dados com um mês de defasagem, pois dependem de levantamento junto aos fabricantes, e as informações que se seguem são a nível nacional.

Em janeiro de 2022, as vendas de Tratores e Máquinas Agrícolas decresceram 33,53% em relação ao mês dezembro 2021. Na comparação com janeiro de 2021, o crescimento foi de 23,47%.

A frota circulante em Santa Catarina soma hoje, 5.625.424 veículos, sendo que a maioria é de automóveis, em um total de 3.139.810. (Fonte: Detran SC).

Segundo Alfredo Breitkopf, Diretor Geral Regional da Fenabrave-SC, o mercado vem se ajustando a realidade. A elevação dos juros, a queda do poder de compra dos consumidores, a maior restrição e seletividade no crédito e a persistente falta de componentes para a produção, vem tendo grande impacto na recuperação no mercado.

“Com a diminuição do IPI a partir deste mês de março, principalmente se acompanhado pela manutenção de preços pelos fabricantes, poderá fazer com que as vendas se recuperem mais fortemente”, acredita Breitkopf.

Veja, na tabela, os dados de emplacamentos de veículos novos em Santa Catarina para cada segmento automotivo e por região:

Últimas