15.9 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Criciúma: Um empresário dedicado às causas sociais

Tiago Monte

Criciúma

Além do setor empresarial, Antônio Deoclesio Pavei também se dedica às causas sociais. O crescimento dos negócios sempre aconteceu em paralelo com o envolvimento com instituições que auxiliam, principalmente, crianças e idosos. Um dos grandes projetos de Pavei foi a parceria com o Bairro da Juventude, que atende a jovens carentes de Criciúma, além do Asilo São Vicente e o Lions Clube. O colega, Manoel Rozeng, lembra da atuação de Pavei como um integrante ativo  e participativo do Lions. “Sempre presente, dando o melhor de si, de forma desinteressada, visando sempre o bem do próximo. O Lions teve muita sorte de contar com o Pavei e com a esposa nas nossas ações”,     recorda.

Um dos projetos sociais mais premiados do país, o Bairro da Juventude, mantém uma relação de parceria com a construtora Pavei e o seu fundador, Antônio Deoclesio Pavei. A empresa investe em projetos da instituição, apoiando financeiramente e também nos eventos, incluindo com a participação como voluntário. “Esse apelo que está muito em voga, hoje: a sustentabilidade das empresas. Ela não é estudada apenas pelo âmbito econômico, mas também o ambiental e social. Ele (Pavei) já com essa prática, e com projetos de muitos anos, vem sendo precursor. Ele esteve sempre à frente nas boas práticas”, pontua Mauro Cesar Sônego, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense (Sinduscon Sul).

A diretora do Bairro da Juventude, Silvia Zanette, ressalta esse apoio e parceria. “Antônio Pavei tem sido um parceiro do Bairro da Juventude de longa data. Tem estado presente, apoiando. É um apaixonado pelo Bairro da Juventude. Ele nos mostra a sua sensibilidade perante a comunidade, muitas vezes como voluntário e a missão do Bairro acaba por ser a própria missão dele. Isso faz dele uma pessoa especial para a nossa sociedade, uma pessoa presente, disponível e ele é parte do Bairro”, comenta.

Parcerias também no Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre, a empresa mantém parceria de responsabilidade social com o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis (CPCA) um centro de recreações onde a ONG abriga cerca de 300 crianças entre o turno da manhã e da tarde. O diretor do CPCA, Frei Luciano Elias Bruxel, conta que a empresa tem sido parceira em vários projetos, incluindo a construção da Casa Santa Clara. “Sempre que precisamos nós temos esse apoio da família que tem como marca a generosidade. O encontro com a família Pavei é sempre marcado pela solidariedade”, explica o Frei.

Ao lado da esposa Claudete Rocha Pavei, é integrante do Movimento de Cursilho da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Criciúma. Também apoia os projetos do Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Içara, onde a empresa realizou a construção da Capela do Senhor Morto. “Ele foi solidário e construiu a capela, que hoje é um dos locais de maior visitação. É um homem de família, ligado a sua esposa, um empresário respeitável e, além de tudo isso, é um homem muito religioso”, destaca o padre Antônio Vander, reitor do Santuário.

O empresário acredita que o auxilio ao próximo faz parte da trajetória de sucesso das empresas, mesmo que não diretamente. “Ajuda porque faz bem para a mente e para o espírito. A gente que ajuda, sempre é recompensado. A gente se sensibiliza com o que os outros precisam e, poder ajudar, faz bem para a gente também”, comenta Pavei.

*Especial completo na edição do TN deste final de semana

Últimas