Criciúma: novo perfil de alunos faz parte do cenário atual da educação

A era da tecnologia tem contribuído para isso; estima-se que 20% das profissões não existirão no futuro e com as novas ferramentas, jovens estão sendo preparados

Foto: Nilton Alves/TN

- PUBLICIDADE -

Letícia Ortolan
Criciúma

No Brasil, o Dia do Estudante é comemorado hoje, em 11 de agosto. A data tem como principal objetivo, celebrar um dos direitos básicos das crianças, jovens e adultos: a educação. Esta prática social que visa potencializar as habilidades e competências do ser humano vem sofrendo mudança para acompanhar a nova era da tecnologia e com isso um perfil de novos alunos já tomou conta dos dias atuais.

- PUBLICIDADE -

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Hoje, as crianças e jovens que ocupam as salas de aulas nas redes municipais, estaduais e privadas de ensino já nascem conectados com o mundo virtual. Criciúma, por exemplo,
investiu neste ano, mais de R$ 6 milhões em novos espaços dentro das instituições do município, para proporcionar aulas de robóticas aos estudantes.

Investimento
Além disso, no início do ano letivo, a Secretaria de Estado da Educação (SED) deu sequência ao roteiro de entregas de notebooks para professores efetivos da rede estadual. Mais de sete mil profissionais da educação da região de Criciúma foram beneficiados com a distribuição dos equipamentos, com investimento de R$ 2,75 milhões.

O cenário atual da tecnologia nas escolas também ganhou mais espaço após a pandemia do coronavírus, que obrigou os alunos de todo o país darem continuidade aos estudos em formato on-line. Márcia Milene Nazário Silva, psicopedagoga, avalia essas ferramentas que compõem o novo perfil dos alunos, como um grande avanço inserido na sociedade, uma vez que estejam sendo usadas a favor do conhecimento. “Se existem profissionais responsáveis conduzindo esses alunos, eles tendem a se tornar pessoas inovadoras no mercado de trabalho. Hoje é mais fácil o acesso às informações, pois tem várias fontes de pesquisa e uma resposta rápida daquilo que se procura. O conhecimento estimulado da
forma correta só traz bons resultados”, explica.

Inovação é destaque dentro do mercado de trabalho

Inovar dentro da área profissional já é considerado uma característica destaque, hoje em dia, no mercado de trabalho. Maicon Canever, gerente de inovação social da Abadeus, entidade beneficente de Criciúma, ressalta que no futuro, 20% das profissões não existirão mais. Por isso, as novas ferramentas mesmo que, ainda oferecidas aos poucos na rede pública de ensino, podem ser vistas como grandes oportunidades para os jovens.

Leia a matéria completa na edição desta quinta-feira, 11 do jornal impresso Tribuna de Notícias.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.