16.2 C
Criciúma
quinta-feira, abril 25, 2024

Covid: SC tem 13 regiões em risco alto na matriz de risco

Florianópolis

Santa Catarina se mantém com 13 regiões classificadas como risco potencial alto (cor amarela no mapa) para a Covid-19, conforme a Matriz de Risco divulgada neste sábado (19) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Outras quatro áreas seguem em risco moderado (cor azul).

Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior,houve melhora nos indicadores das regiões do Alto Vale do Rio do Peixe e Grande Florianópolis, que na semana anterior estavam classificadas no nível de risco alto, e passaram a ser classificados no nível moderado, juntando com as regiões Carbonífera e Laguna que permaneceram estáveis. Em compensação, houve piora nos indicadores das regiões do Alto Uruguai Catarinense e do Vale do Itapocu.

 O mapa de risco é composto pela avaliação de vários critérios. A classificação do governo do estado vai de gravíssimo para grave, alto e moderado.
Mudanças na avaliação

Com o objetivo de atualizar o monitoramento e gestão de risco da pandemia de Covid-19, a SES irá promover uma atualização dos indicadores que compõem a Matriz de Risco Potencial Regionalizado.

A mudança, segundo o Estado, buscará inserir indicadores de cobertura vacinal, tanto do esquema primário (duas doses ou dose única) para a população geral, quanto da cobertura vacinal da dose de reforço para pessoas com 60 anos ou mais. 

A nova dimensão, denominada Proteção Específica, também irá substituir a dimensão Monitoramento. Essa nova dimensão busca expressar o impacto de ações voltadas para redução da ocorrência de formas graves da Covid-19 na população em geral.

Será composta pelos indicadores de cobertura vacinal do esquema primário de vacinação na população geral e pela cobertura vacinal da dose de reforço na população com 60 anos ou mais.

Últimas