16.2 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Arvoré dá laranjas gigantes em chácara de Jaguaruna

Thais Borges/Especial Portal TN Sul
Jaguaruna

Em uma chácara localizada em Jaguaruna, um pé de laranjeira robusto: Zulma Maria Santos Teixeira, de 63 anos, plantou aproximadamente 20 árvores frutíferas há seis anos e uma delas dá laranjas que pesam acima de 300 gramas. Os frutos gigantes intrigam os familiares e amigos que frequentam a chácara, que fica no bairro Retiro. Laranjas que têm quase o tamanho de uma cabeça humana já foram colhidas.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

A árvore começou a dar frutos há três anos, três após ser plantada. “Nós compramos umas mudas de enxerto. Falaram que vinha um pé de laranja diferente. Nós pensamos que era uma laranja especial”, conta Zulma, que vive no local há 27 anos. “É bem grande. Dá laranja até de um quilo. Não são todas iguais. Tem maiores, menores. Quem vê fica impressionado com o tamanho e como que o galho aguenta”, fala.

Apesar de ser grande, a família não come o fruto. A espécie também é desconhecida. “Elas são tipo uma esponja, leves. Já parti para ver como era dentro. É tipo uma esponja. A gente nem experimenta. Fiquei até com medo. Para chupar não dá”, justifica a moradora da chácara.

Além de outras espécies de laranja, o local reúne outros pés de pitanga e bananeiras. Os frutos são para consumo próprio. “É para a gente ter. É uma coisa que não tem agrotóxico”, conclui Zulma.

Veja fotos das laranjas:

Últimas