18.7 C
Criciúma
sexta-feira, maio 3, 2024

Sete novas empresas buscam espaço no Rincão

José Adílio
Balneário Rincão

A instalação de sete novas empresas foi votada na noite de ontem, na Câmara de Vereadores de Balneário Rincão. A expectativa é de elas comecem as obras de instalação no prazo de 120 dias. Na noite de ontem ainda foram votados outros projetos de leis e indicações dos vereadores pedindo melhorias para o município.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

O presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Rincão, Ademar Darolt, disse que foram realizadas duas sessões para que o projeto fosse aprovado. Para ele, propostas que visam o desenvolvimento do município terão sempre prioridade para aprovação. “Muito boa a vinda destas empresas para o Rincão, pois irão gerar emprego e renda e trazer desenvolvimento para a cidade”, destaca o presidente do Legislativo.

Para o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Balneário Rincão, Adroaldo Faraco, a aprovação da instalação destas novas sete empresas, na área industrial de Balneário Rincão, mostra que o município passou a ter um olhar diferente por parte dos empresários. Segundo ele, a melhoria na infraestrutura da cidade com a implantação do calçadão da Beira-Mar colocou Balneário Rincão no mapa do desenvolvimento. “Antes éramos chamados de “roncão”, porque as pessoas vinham para cá somente para dormir e agora com os atrativos, muitas famílias estão vindo morar em definitivo”, aponta Faraco.

Para ele, outro fator que mostra a mudança positiva e o desenvolvimento que o município está conseguindo nos últimos anos são dos números do Caged, onde cada vez mais os números dos postos de trabalhos são positivos, com mais contratações do que as dispensas. Faraco pontua também que Balneário Rincão tem melhorado nos índices de desenvolvimentos humanos, com melhores percentuais com relação a cidades no Estado.

No projeto aprovado na Câmara de Vereadores tem empresas do ramo de confecção, energia solar, robótica, metalúrgica, transportadora e distribuidora de materiais elétrico. “Procuramos trabalhar para criar uma cadeia produtiva, como por exemplo, estamos com sete empresas metalúrgicas, já estamos em negociação para a vinda de uma empresa de fundição e também uma transportadora”, relata o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico.

Novas regras

As empresas que são beneficiadas com a doação de terrenos têm de seguir algumas regras, como priorizar a contratação de mão de obra do município e também tem que começar o processo de instalação dentro de 120 dias. “Por isso, que neste projeto aprovado ontem na Câmara, fizemos a doação para sete novas empresas e revogamos a doação que foram feitas para cinco empresas, que não seguiram as regras estabelecidas”, disse Faraco.

Previsão da geração de até 1.500 novos postos de trabalho

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Balneário Rincão fala que a previsão da Administração Municipal é contar com 40 empresas instaladas na área industrial, com previsão de geração de emprego para 1.500 pessoas. Até o momento já estão com projeção de instalação no local, 12 empresas. Umas já estão em atividades e outras copm as obras em andamento. “Além da geração dos postos de trabalho, a expectativa é para o aumento na arrecadação de impostos”, fala.

Segundo ele, com a procura por instalação de empresas, a Administração Municipal já está em negociação para a compra de mais um terreno, que fica próximo do local. Neste novo terreno, existe a possibilidade de implantação de oito novas empresas. “A procura continua e não podemos perder a vinda de empresas por falta de local para a instalação”, explica Faraco.

A Administração Municipal também está com a preocupação de oferecer o espaço adequado para os empresários. Uma das melhorias a serem feitas será a pavimentação asfáltica do principal acesso para as empresas. Outra melhoria feita foi na rede elétrica, onde a Cooperaliança implantou uma nova rede de energia trifásica.

Qualificação de mão de obra

Outra preocupação de Balneário Rincão é oferecer mão de obra qualificada. Para as empresas do setor de facção, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina será oferecido um curso de corte de costura. As inscrições estão abertas e a previsão de começo das aulas é para o mês de agosto. “Na última semana fizemos a formatura de 28 mulheres que participaram do curso de confeitaria e iremos fazer também um curso de metal mecânica, devido ao grande número de metalúrgicas que estão buscando espaço no município”, explica Faraco.

Últimas