15.9 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Previsão de neve é confirmada em SC com alerta para hipotermia

Uma grande massa de ar polar derruba as temperaturas em Santa Catarina a partir do amanhecer desta sexta-feira, 19. Além de chance de neve na Serra, as regiões que devem registrar frio mais intenso são Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, com formação de geada ampla.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

As mínimas mais congelantes estão previstas para os pontos mais altos da Serra catarinense, que devem ficar entre -5°C e -8°C. Na região, há chance de neve e chuva congelada entre a noite de quinta, 18, e a manhã de sexta-feira, 19. Não se descarta risco moderado para congelamento de pistas no amanhecer de sexta e sábado, 20.

Nas áreas em laranja do mapa abaixo, o risco é alto para ocorrências como hipotermia e agravamento de doenças cardíacas e respiratórias. Nas áreas em amarelo do mapa o risco é moderado.

Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

A passagem da frente fria faz com que o vento vire de quadrante sul em todo o Estado, com intensidade moderada e rajadas que podem passar dos 60 km/h entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

Esta condição favorece a agitação marítima no Litoral catarinense, com ondulação de sudoeste e altura entre 2 e 3 metros, com picos de até 3,5 metros.

O risco para ocorrências associadas à agitação marítima é moderado nas áreas em amarelo do mapa. Há também risco de ressaca neste período na região do Litoral Sul.

Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Previsão de neve

Laura Rodrigues, meteorologista da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), acredita que há previsão de neve e chuva congelada no fim da tarde e noite de quinta-feira, 18, em áreas do Oeste ao Planalto, e na madrugada de sexta-feira, 19, no Planalto Sul e Meio-Oeste.

A previsão para o fenômeno é nas seguintes localidades:

  • Urupema;
  • São Joaquim;
  • Bom Jardim da Serra;
  • Urubici;
  • Morro da Igreja;
  • Morro de Urupema;
  • Morro das Antenas.

De acordo com o site da Epagri, desta quinta-feira, 18, até sábado, 20, há previsão de mínima próxima de 0°C e negativa na madrugada e amanhecer em boa parte das regiões. As temperaturas ficam entre – 3°C e – 7°C nas áreas mais altas do Planalto Sul.

Há também previsão de geada no Extremo Oeste e Oeste a partir de sexta-feira, 19, e de forma ampla no Estado no fim de semana (20 e 21).

 *Via ND+

Últimas