16.2 C
Criciúma
quinta-feira, abril 25, 2024

Nuvem rolo surge com avanço da frente fria nos vizinhos de SC

As nuvens do tipo rolo surgem no Uruguai com o avanço da frente fria nesta segunda-feira, 15. Segundo o Metsul, o sistema frontal já atua no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul com chuva localmente forte, raios e granizo isolado.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Moradores de diferentes cidades do país vizinho observaram a nebulosidade e ficaram intrigados. A espécie foi oficialmente incluída no Atlas Internacional de Nuvens da OMM (Organização Meteorológica Mundial) em 2017.

A nuvem rolo é uma formação de nuvem baixa, horizontal e em forma de tubo, que costuma ficar sozinha no céu e pode anteceder as nuvens de prateleira. Essas são normalmente encontradas ao longo da borda de uma tempestade e são resultado da corrente descendente da tempestade.

À medida que a tempestade perde intensidade e segue avançando, a nuvem dá a percepção de estar “rolando” pelo céu. Assim, as nuvens do tipo rolo são vistas em regiões costeiras e resultam de uma brisa marítima ou frente fria. Essa espécie pode ter centenas de quilômetros de extensão

Novo ciclone em SC pode trazer neve

A formação de um novo ciclone extratropical traz nova instabilidade climática para Santa Catarina. Alertas de chuvas com rajadas de ventos foram emitidos pela Defesa Civil neste início de semana. Frio intenso também está previsto e, combinado com os outros fenômenos, a probabilidade de neve para o Estado aumenta.

Enquanto na segunda-feira, 15, as temperaturas podem atingir a casa dos 33°C, a aproximação de uma frente fria, no decorrer dos dias, faz com que o clima oscile no Estado.

Essa instabilidade climática que deve atingir o Estado, nesta semana, contribui para a ocorrência de neve em algumas regiões. O fenômeno precisa estar aliado ao tempo instável e baixas temperaturas, o que deve acontecer entre quinta (18) e sexta-feira (19), segundo a Defesa Civil.

Caso a previsão se confirme, essa será a segunda neve em Santa Catarina de 2022. Em maio, durante o outono, o fenômeno foi registrado pela primeira vez na Serra catarinense.

*Via ND+

Últimas