Luciane Ceretta recebe homenagem do curso de Psicologia da Unesc

Reconhecimento ocorreu no encerramento da Jornada do curso

Foto: Décio Batista/Agecom/Unesc

- PUBLICIDADE -

Depois de dois dias de muito aprendizado, a XIII Jornada de Psicologia e 8º Congresso de Psicologia Social encerraram com um momento especial na noite desta sexta-feira (26/08), na Unesc: uma homenagem à reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, recebida das mãos da filha Vitória, acadêmica do curso e que representou os colegas.

Ao agradecer o gesto, Luciane destacou a importância da jornada e da graduação. “O curso de Psicologia tem coisas específicas e especiais: é o único em que os estudantes organizam a jornada acadêmica para os estudantes, a partir de temas que são relevantes e escolhidos por vocês. Este é o melhor exemplo de movimento estudantil que dá certo. Vocês são uma referência importante de protagonismo estudantil e não tenho dúvida que isso os transforma, porque organizar uma jornada de um curso de quase mil alunos exige mediação de conflito, diálogo, organização, busca de fomento para poder fazer com que tudo aconteça adequadamente, então o meu especial carinho e agradecimento”, salientou.

- PUBLICIDADE -

“O que toca o coração e fica na memória produz transformação”

Ainda se dirigindo aos estudantes que lotaram o Auditório Ruy Hülse, a reitora lembrou que o curso de Psicologia da Unesc completa 23 anos. “O curso de Psicologia merece os espaços que tem na instituição, por isso para o próximo semestre teremos mais oito consultórios. Temos a Unidade de Saúde Básica do Centro, onde há um programa atendido pelos nossos residentes. Ver este auditório cheio é algo que me toca profundamente e que representa esta grande Universidade Comunitária comprometida com a formação acadêmica de excelência, e isso não significa que não comentamos erro, não há quem não cometa, mas estamos diariamente tentando corrigi-los para que a formação contribua para mudar os locais por onde vocês vão, transformar para melhor, conversando com aquelas pessoas que muitas vezes não têm voz e nem vez, e isso dá sentido ao que fazemos. O que se produz é empatia, que é esta união do saber com o sentir, que toca o coração, fica na memória e produz transformação”, citou.

Além dos 23 anos do curso de Psicologia da Unesc, os profissionais e acadêmicos da área também comemoram o seu dia neste sábado (27/08). “Vale a pena comemorar estes 23 anos de curso, com uma proposta diferenciada. Sempre falo que o curso de Psicologia da Unesc é o melhor do Sul do mundo, pois temos maior número de estágios, de disciplinas específicas e que sempre buscamos aprimorar. É importante agradecer as pessoas que dedicaram o seu tempo para realizar a jornada”, destacou a coordenadora da área da Saúde da Unesc, Graziela Amboni.

A coordenadora do curso de Psicologia da Unesc, Karin Martins Gomes, também salientou o sucesso dos dois dias de evento, que teve como tema central “A psicologia nos tempos atuais: ética, desafios e possibilidades”. “Foi muito bonito ver esta presencialidade e também a grande participação das pessoas pela Unesc TV nestes dois dias de um movimento intenso. Que tudo que foi falado se transforme em ‘sementinhas’ que ficarão plantadas em cada um”, comentou.

A jornada possibilitou aos acadêmicos mergulharem nas práticas e nos avanços científicos da profissão, por meio do contato com profissionais da área que abordaram as suas trajetórias e o mercado de trabalho.

Texto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.