16.7 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Criciúma pode registrar 39 graus de temperatura até a próxima terça

Thais Borges/Especial
Portal TN Sul
Criciúma

O verão na região litoral sul do Estado de Santa Catarina tem sido mais fresco do que o habitual durante a temporada, mas, durante essa semana, as coisas mudaram. E a previsão é que o fim de semana seja ainda mais quente do que os dias anteriores.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Há um calor previsto para Criciúma que pode chegar a 39 graus de temperatura. Esse período de tempo quente irá durar entre esta sexta-feira, 14, e a terça-feira, 18.

As temperaturas mais baixas podem variar entre 20 e 24 graus a partir de sábado, 15. “As mínimas ficam típicas de verão”, confirma o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho.

Calor forte no Estado

A massa de ar quente que irá ocasionar esse calor é normal no estado e será constante. “Ela é fora do padrão no Rio Grande do Sul, Uruguai, Argentina e Paraguai e talvez no Extremo Oeste catarinense. Então, em Santa Catarina, o calor é mais ou menos dentro do padrão”, afirma Coutinho, ainda destacando que “todo dia, até terça-feira, Santa Catarina terá sol, nuvens e trovoadas de verão. Em alguns pontos é forte, com alguns transtornos e, em outros pontos, praticamente não será”, alega.

Pancadas de chuva

Estão previstas chuvas para esse período. “Pode dar um toró de água em Criciúma”, alega Ronaldo Coutinho. Em Içara e Cocal do Sul, não há probabilidade de chuva.

Recorde de temperatura

Em Itapiranga, cidade localizada no extremo oeste de Santa Catarina, o auge do calor pode chegar até 44 graus. “Está dentro do padrão de Itapiranga”, diz Coutinho.

Outono e inverno

O outono começa a aparecer em março para a região litoral sul. Frios mais fortes aparecem em abril. “O inverno é mais em meados de maio. Vai ser semelhante ou mais frio que o ano passado, ou seja, nós vamos sentir frio”, confirma.

Geada na serra

Nesta quinta-feira, 13, a cidade de São Joaquim, no planalto serrano, registrou geada e as temperaturas chegaram a 4,6 graus. Essa é a temperatura mais baixa, no mesmo dia, em 24 anos. Nessa região e durante essa sexta-feira até terça-feira, as temperaturas estarão mais altas durante o dia, podendo passar dos 30 graus.

 

Últimas