Brasil registra alta no número de mortes por Covid-19

Entre 6 e 12 de fevereiro, a Covid-19 atingiu o auge no número de mortes com o avanço da variante Ômicron

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom/SC

- PUBLICIDADE -

Uma recente alta nos números de casos e mortes por Covid-19 no Brasil da última semana deixaram os especialistas preocupados. Depois de semanas seguidas em que os próprios números davam a entender que a pandemia estava com os dias contados, uma ascensão na quantidade de doentes e a disparada nos óbitos ligou o sinal de alerta.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

De acordo com o painel do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), desde o início de fevereiro as mortes vinham diminuindo, mas subiram de 672 para 887 na comparação entre as duas últimas semanas de abril (variação de 31%).

Entre 6 e 12 de fevereiro, a Covid-19 atingiu o auge no número de mortes com o avanço da variante Ômicron, com 6.246 vítimas. As informações são do Portal R7.

“Realmente está aparecendo um aumento [de mortes por Covid]. É cedo para afirmar que vão subir ainda mais, mas algo está acontecendo”, diz o infectologista Pedro Hallal, professor do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas.

“É muito difícil saber o que pode ter causado isso. Se é alguma variante nova, se é o Carnaval ou a liberação das máscaras Acho que é um pouco de cada uma dessas coisas”, opina.

Na visão do professor da Universidade de Pelotas, é preciso esperar um pouco mais para ver se a tendência de alta vai se confirmar e, aí sim, entender o que levou ao avanço do vírus.

O painel revela também que subiu o volume semanal de infectados. Eram 95.577 de 17 a 23 de abril e passaram a 102.582 nos sete dias seguintes.

*Via ND+

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.