16.2 C
Criciúma
quinta-feira, abril 25, 2024

Atendimentos e internações na rede de Saúde chama a atenção em Criciúma

A câmara de Saúde do Observatório Social de Criciúma apresentou o relatório dos números da pasta em 2021. Uma das novidades apresentadas no relatório deste ano foi o levantamento da população criciumense com algum tipo de plano de saúde. De acordo com o relatório aproximadamente 100 mil pessoas possuem algum tipo de plano de saúde, o que significa aproximadamente 45% da população.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

“Se excluirmos da população as pessoas que possuem algum tipo de plano de saúde e considerar que estes não procuram a rede pública, o número de atendimentos per capta em 2021 passa de 24,8 para 45,6 atendimentos. Ou seja, descontando os que possuem plano de saúde, os criciumenses fizeram quase 50 procedimentos* em saúde durante 2021. Estes são números impressionantes”, conta o presidente do Observatório Social de Criciúma, Mauro Losso.

Além do número de atendimentos realizados a Saúde de Criciúma teve um aumento nos gastos além da inflação no período da pandemia e apresentou uma redução no número de internações em 2020 e 2021 em relação a 2019. Mesmo assim, Criciúma ainda representa 66% dos atendimentos hospitalares da Amrec.

“A diminuição nas internações certamente foi motivada pelo receio de contaminação na pandemia. Mesmo assim, são números significativos e que precisam ser analisados com cuidado”, ressalta Losso.

Todos os dados levantados, como número de afastamentos de servidores, número de comprimidos distribuídos, entre outros, podem ser vistos no site do OS Criciúma.

* No levantamento são considerados atendimentos todo e qualquer procedimento realizado. 

Últimas