22.9 C
Criciúma
domingo, fevereiro 25, 2024

Chama Crioula passa por Timbé do Sul

No último dia 08 de a Chama Crioula chegou a Timbé do Sul. Acesa em Porto Alegre/RS, a chama deu início aos festejos da Semana Farroupilha, passando por diversos municípios.

Convidados e envolvidos nos festejos foram recepcionados no CTG Tropeiros da Serração. “Para nós é um orgulho ter um ato como este passando pela cidade, simbolizando e valorizando esta cultura tão linda e rica”, relatou o agente de Turismo da Prefeitura de Timbé do Sul, Marcelo Biava da Silva.

A Chama Crioula foi acesa pela primeira vez no dia 7 de setembro de 1947, quando os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira retiraram uma centelha do fogo simbólico da pátria e acenderam o primeiro candeeiro crioulo, em Porto Alegre (RS) representando a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra. “A chama une os povos do Extremo Sul e representa, para o gaúcho e o tradicionalista, no qual temos muitos na nossa cidade e em todo o território do Geoparque, a história, a tradição e a alma da sociedade gaúcha”, comentou o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava.

Na sexta-feira (09) a chama seguiu para a comunidade de Boca do Pique (Meleiro), ao CTG Galpão de Estância (Araranguá) e em Balneário Arroio do Silva.

 

Últimas