20.8 C
Criciúma
domingo, junho 23, 2024

Câmara de Criciúma aprova projeto que institui o Programa Projae

Foi aprovado por unanimidade, pelo Legislativo de Criciúma, o Projeto do Executivo (PE) que institui o Programa de Jornada Ampliada Escolar, o Projae, da Secretaria Municipal de Educação, nas unidades de ensino da rede municipal da cidade. A presidente da Casa, vereadora Roseli De Lucca Pizzolo (PSDB) explica que, apesar de o programa existir desde 2018, na prática, agora com a aprovação do PE, ele está regulamentado e assegurado por lei.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Um dos focos do Projae é incentivar os alunos a estarem mais tempo presentes no espaço escolar, podendo se apropriar de conhecimentos culturais e esportivos, vivenciar práticas de hábitos saudáveis e distanciar conscientemente de problemas sociais diversos, estreitando e reforçando vínculos positivos com o ambiente escolar do qual fazem parte. A sede do programa fica no bairro Tereza Cristina e contempla 450 alunos. Em toda a cidade, são mais de 1,2 mil atendidos no contraturno. As modalidades esportivas oferecidas são: futsal, basquete, voleibol, xadrez e tênis de mesa.

Além de ofertar atividades sistemáticas, por meio de atividades esportivas e socioeducativas, oferecidas nas unidades de ensino municipal e espaços alternativos, preferencialmente para estudantes do ensino fundamental do 3º ano ao 9º ano, no contraturno escolar, outro dos objetivos do projeto é fortalecer o cenário esportivo educacional como ferramenta na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e promover atividade física voltada à educação, ao civismo e à socialização.

Em sua fala em plenário, a presidente da Casa agradeceu o empenho de todos os envolvidos no projeto, alguns, inclusive, estiveram presentes na sessão ordinária, ressaltando ainda que eles fazem a diferença.

“Ainda, enquanto secretária municipal de Educação, sempre foi meu desejo normatizar projetos como esse, sendo possível agora articulá-los e trazer para discussão no Legislativo, como vereadora. O esporte é de suma importância. É vida. Além de todos os benefícios, ele tira do caminho das drogas, do caminho do álcool. Ainda, com as competições, os alunos acabam conhecendo outras escolas. Neste ano serão mais de 40 delas competindo. Com essa lei fica então assegurado, regulamentado, de que os alunos terão disponível toda essa parte esportiva. Ou seja, terão sempre direito ao Projae. Temos certeza de que será ampliado e quero parabenizar os atletas, professores, coordenadores, todos os envolvidos, pelo amor ao projeto e aos alunos”, destacou Roseli.

Últimas