17.3 C
Criciúma
quarta-feira, junho 19, 2024

Aveia e azevém deu um acréscimo de até 25% na produção de leite em Içara

Os agricultores da Associação dos Produtores de Leite de Içara já estão tendo resultados com a plantação das cinco toneladas de aveia e azevém nas propriedades. Em uma estimativa feita pela Secretaria de Agricultura, o incremento na produção de leite chegou a até 25% desde que o gado leiteiro começou a se alimentar da pastagem. As sementes foram doadas pelo Governo de Içara no dia 6 de maio deste ano.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

“Com as sementes doadas eu consegui plantar quatro hectares de vegetação. Hoje trabalhamos com 25 animais de produção e a melhora na produção foi significativa. O gado acaba ficando mais tranquilo, inibe a depressão do animal, além do animal ficar mais forte, visto que nessa época do ano eles costumam ficar mais magros pela falta de pastagem. Só temos a agradecer ao Governo Municipal pelo incentivo”, disse o produtor Realdo Anterio Ventura.

As entregas das sementes foram feitas por meio do programa Pró Leite. “Hoje a produção de leite gira em torno de 280 mil litros por mês no município. O gado leiteiro precisa de outra alimentação, além da ração. A aveia e o azevém vieram para dar esse reforço na saúde do animal, elas rebrotam até três vezes depois que o gado come”, revelou o médico veterinário da prefeitura de Içara Saulo da Boit Goularte.

Últimas