Temporais trazem ‘combo’ perigoso a SC nesta segunda

A Defesa Civil do Estado de Santa Catarina alerta para a chegada de fortes temporais a municípios das regiões Extremo-Oeste e Oeste a partir da noite desta segunda-feira, 11, devido a aproximação de uma frente fria. A previsão é de que os ventos alcancem os 100km/h.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

As chuvas devem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e queda de granizo. No mapa é possível identificar as áreas em alerta destacadas em laranja.

O meteorologista Piter Scheuer chama atenção para os possíveis transtornos causados pela grande quantidade de chuva e pela velocidade dos ventos.

Nesta segunda-feira os termômetros chegam aos 15ºC do Extremo-Oeste e Oeste até a Serra. Já a região da Grande Florianópolis e do Sul do Estado deve ter máximas de 20ºC. Já no Norte catarinense as temperaturas podem bater os 26ºC.

“Há previsão de tempestades severas com chuvas fortes, granizo, raios e vendavais em algumas cidades do Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e no Sudoeste do Paraná devido ao deslocamento de uma frente fria, que deve organizar muitas áreas de instabilidades com o potencial energético severo. Algumas cidades do Oeste podem ter transtornos por vento e granizo, tornado e microexplosões com rajadas acima dos 100 km/h, porém, são casos muito isolados”, afirma Piter Sheuer.

Na quarta-feira, 13, o tempo é bom, mas amanhece com geadas na direção da Serra até o Oeste. “A passagem da frente fria será bem rápida. Na terça-feira pela manhã o tempo volta a ficar firme e com temperaturas mais agradáveis em alguns lugares do Estado”, afirma Scheuer.

Na quinta-feira, 14, volta a chover, mas serão pancadas isoladas. Na sexta-feira, 15, o tempo fica ensolarado e as temperaturas mais agraváveis. No fim de semana outra frente fria intensa deve chegar ao Estado.

*Via ND+

Últimas