Aniversário de Treviso: imigração italiana marca histórias e avanços

Letícia Ortolan
Treviso

Localizado no Sul de Santa Catarina, Treviso comemora neste dia 8 de julho, 27 anos de emancipação político-administrativa. No entanto, a história da cidade começou em 1891, com a chegada dos primeiros imigrantes italianos, representados pelas famílias Bérgamo, Cremona e Ferrara. Na época, o território era conhecido como Nova Treviso em homenagem a Província de Treviso, na Itália.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Chegando por meio do navio Cachemir, os italianos viram o local como uma oportunidade de recomeçar a vida. Dezenas de famílias deixaram o país e identificaram logo de início, a possibilidade de desenvolvimento da agricultura e da pecuária do território.

De acordo com Henrique Losso, morador, colecionador de acervos antigos e conhecedor da história de Treviso, nem mesmo a dificuldade enfrentada pelos imigrantes que apostaram no trabalho e transformaram a selva brasileira em civilização italiana.

Em 1926, o território já estava completamente habitado pela população da Itália. Foi neste ano que o Conselho de Urussanga, através do PL nº 103, decretou a criação do Distrito de Treviso.

Programação festiva na praça
Após 32 anos, Distrito de Treviso passou a pertencer a Siderópolis, pela Lei nº 380, de 19 de dezembro de 1958. E, 37 anos depois, a grande autonomia foi alcançada.

Em 19 de março de 1995, foi realizado o Plebiscito de Emancipação. eleitores. Na época, de 1.423 votos, 1.373 foram a favor da emancipação.

Comemoração
Em comemoração aos 27 anos de Treviso, a prefeitura organizou um evento gratuito. Inicia na sexta-feira, dia 8, a partir das 14h, com shows: Dani & Ricardo, Léo & Bia e Mateus
Lemos.

No sábado, dia 9, o evento continua com programação musical eclética, além do 3° encontro de motociclistas. As apresentações artísticas e musicais serão realizadas na Rua
Coberta, na Praça Cavaleiro Benjamin Scussel.

Últimas