Crianças na fila em SC, emergência pediátrica de hospital segue fechada

A emergência pediátrica do Hospital Regional de São José permanece fechada há 16 meses, mesmo com a ocupação máxima de leitos de UTI na Grande Florianópolis. O serviço foi suspenso em fevereiro de 2021 para atender pacientes adultos com Covid-19.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

O serviço atendia de 3 a 5 mil crianças por cada mês e sua interrupção, que deveria ser temporária por causa da pandemia, sobrecarregou ainda mais outras emergências da região, segundo a Sociedade Catarinense de Pediatria.

Nesta quinta-feira, 16, são oito crianças na fila por um leito de UTI no Estado. Os pacientes estão divididos nas regiões Sul (um),  no Vale do Rio Itajaí (dois), no Planalto Norte e Nordeste (um) e na Grande Oeste (dois).

Conforme a SES (Secretaria de Estado Saúde), a reabertura pediátrica depende da transferência da UTI adulta localizada na emergência para outra área.

Antes da pandemia o hospital contava com 12 leitos de UTI ativos, mas atualmente são 27 leitos de terapia intensiva adultos. “Após a transferência da UTI, será possível reabrir a emergência pediátrica onde funcionava antes da pandemia”, informou a pasta. A reabertura está prevista para o segundo semestre deste ano.

O Hospital Regional, porém, nunca teve leito de internação pediátrica, já que atendia apenas casos leves a moderados.

*Via ND+

Últimas