28.7 C
Criciúma
sábado, fevereiro 24, 2024

Bingo da sustentabilidade encerra ações da Semana do Meio Ambiente

Renovando os compromissos como signatário do Movimento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Santa Catarina, a Satc realizou uma série de ações na Semana Mundial do Meio Ambiente. As atividades incluíram alunos e colaboradores em diferentes oportunidades de aprendizagem ligadas a sustentabilidade e educação ambiental, como palestras, visita guiada e encerrando a semana, o bingo da sustentabilidade.

Visando contribuir com o projeto anual dos ODS desenvolvidos com os alunos do 1º ao 9º do Ensino Fundamental, as turminhas do integral participaram de uma atividade bem divertida e que tinha como premissa, difundir os princípios da sustentabilidade. “Com essa faixa etário do 1º ao 5º ano, trabalhamos o bingo da sustentabilidade porque eles estão desenvolvendo iniciativas na sala de aula ligados aos ODS e resolvemos de forma lúdica e com uma brincadeira trabalhar as temáticas que eles estão tendo contato diariamente”, destaca a analista ambiental do Centro Tecnológico Satc (CTSatc), Regina Fernandes.

Para o vencedor da primeira rodada do bingo, Rafael Vieira Fernandes, a brincadeira foi divertida. “Gostei de participar, porque estudamos algumas coisas com a professora que estavam no bingo e outras eu aprendi aqui jogando”, conta o aluno que está desenvolvendo seu projeto a partir do ODS 6 Água potável e saneamento.

Ao final das partidas, todos receberam um brinde para que esse momento se tornasse um momento de integração e que conscientizasse os alunos sobre o consumo consciente. “Presenteamos os alunos com o copinho reutilizável, porque muitos deles esquecem as garrafas e acabam utilizando o copo plástico. Com esse que os estudantes ganharam, eles podem guardar na mochila, evita o desperdício e até os incentiva a tomarem água regularmente”, explica Regina.

Ainda conforme a Analista Ambiental, a Satc pensa no Meio Ambiente. “Para seguir com os direcionamentos da Agenda 2030, a instituição realizou projeto de eficiência energética com a troca de lâmpadas nos ambientes, com a reutilização da água da chuva, coleta seletiva, programas de comunicação e educação ambiental em todos os meses do ano”, finaliza.

 

Últimas