O prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino, do PSD, assinou decreto nesta quarta-feira tornando facultativo o uso de máscaras no município. No documento, são apresentados números de vacinação, os avanços no tratamento da doença e a redução drástica no número de internações.
> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp
Pelo decreto, o uso de máscaras em Braço do Norte é facultativo para ambientes fechados e abertos exceto em Unidades de Atendimento de Saúde e pessoas infectadas e suspeitas.
“Nossos casos estão zerados de internação, vacinação avançada, 28 mil pessoas aproximadamente de 34 mil habitantes, vacina disponível nas Unidades de Saúde e não tem mais porque utilizar máscaras, exceto em casos excepcionais como nas Unidades de Saúde”, justifica o prefeito.
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, havia gravado vídeo na última semana ressaltando que em Criciúma “usa máscara quem quiser”. Foi logo após o anúncio do Governo de Santa Catarina da suspensão da obrigatoriedade de máscaras nas escolas.
Salvaro lembrou quem em outubro de 2021 havia publicado decreto tornando facultativo o uso de máscaras mas a prática coibida por Ação do Ministério Público.
*Via ND+