18.4 C
Criciúma
sexta-feira, maio 24, 2024

Mais de 22 mil alunos voltam às aulas na rede municipal de Criciúma

Criciúma

Os mais de 22 mil estudantes da rede municipal de ensino retornam às aulas hoje em Criciúma, para o início de mais um ano letivo. Em 2022, uma das novidades estará nos uniformes. Agora, todos receberão um par de tênis, meias, mochila e moletom. “É para dar igualdade a todos. Temos alunos que não têm condições de comprar um tênis. Será obrigatório”, explica Miri Dagostim, secretário de Educação de Criciúma.

Nesta segunda-feira, o prefeito Clésio Salvaro, e todos os coordenadores educacionais estarão divididos em cada uma das unidades para recepcionarem os estudantes. Dagostim visitará oito escolas logo no primeiro dia de aula. “No ano passado, fiz cerca de 700 visitas. A nossa expectativa está muito positiva, foi um ano bem planejado. Todas as escolas estão com alguma intervenção acontecendo. São 30 salas make, para as aulas de robótica, em andamento, e mais 25 ginásios cobertos em construção, além do apoio pedagógico para os professores”, comenta.

O efetivo de docentes foi reforçado com 88 novas contratações, via concurso público realizado em 2021. Nesta semana, o Governo Municipal deve divulgar o segundo chamamento, efetivando 87 novos professores.

“Vamos ter mais de 20 salas em período integral, além de oferecermos no contraturno aulas de robótica, artes e inglês. Atualmente estamos entre os quatro melhores de Santa Catarina nas Olimpíadas de Matemática. A educação do município vive um ótimo momento e queremos dar continuidade ao trabalho”, reforça o secretário.

O investimento do Governo Municipal para as melhorias em infraestrutura das unidades foi de R$ 6 milhões, sendo R$ 4,6 milhões de recursos provenientes do Governo do Estado. Trocas de telhado, colocação de gramas sintéticas, pinturas e construção de muros foram outras ações realizadas recentemente. “Em todas as estruturas, ampliamos e reformamos para melhor atender aos nossos alunos”, salienta Dagostim.

Uniformes

Cada aluno da rede municipal irá receber duas camisetas, uma bermuda, uma calça, uma jaqueta de moletom, um par tênis, dois pares de meia e uma mochila. Ao todo serão distribuídos, em toda a rede, 113 mil peças de vestuário.

Formação Continuada                          

A Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta semana dois dias de formação continuada para troca de experiências e reflexões aos professores que compõem a rede municipal. Na ocasião, os docentes participaram de palestras que aconteceram de forma virtual, com palestrantes convidados pela pasta.

Demais municípios da Amrec também retornam

Da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Içara, Urussanga, Orleans e Lauro Müller já haviam iniciado o ano letivo na última segunda-feira, dia 7, junto com a rede estadual. Além de Criciúma, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treviso, Siderópolis, Forquilhinha e Nova Veneza também retornam hoje. Balneário Rincão será o único município em que as aulas iniciam nesta quarta-feira, 16.

“Vamos manter como vínhamos fazendo no segundo semestre do ano passado, 100% presencial. Estamos tendo alguns casos de servidores afastados, mas com sintomas leves. Estamos trabalhando normalmente. A escola tem se mostrado o local mais seguro nesta pandemia”, destaca Maira Regina Luiz, presidente do Colegiado de Educação da Amrec.

Segundo Maira, a exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19 dos estudantes está fora de cogitação. “A gente orienta os pais sobre os bens da vacina, mas não podemos obrigar. Os servidores sim, estamos cobrando a carteirinha”, afirma. Os mesmos protocolos do final do ano passado serão mantidos nesta retomada. “É o mesmo decreto, teremos o distanciamento de 1,5 metro, o álcool em gel, máscara obrigatória para crianças depois de seis anos e a sanitização das unidades. Os passeios escolares continuam liberados”, acrescenta.

A primeira reunião anual do Colegiado de Educação da Amrec está marcada para o dia 23 de fevereiro.

Últimas