15.9 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

PF mira corrupção e lavagem de dinheiro em 3ª fase da Alcatraz em SC

A 3ª fase da Operação Alcatraz, denominada Obstrução, foi deflagrada na manhã desta quinta-feira, 14, em Santa Catarina. A ação, da Polícia Federal e do Ministério Público, busca reprimir organização criminosa envolvida na prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Foram expedidos pela Justiça Federal cinco mandados de busca e apreensão, e um mandado de prisão preventiva, em Florianópolis e São José.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

O inquérito policial teve início após a apreensão de bens, documentos e equipamentos eletrônicos na casa de um dos investigados da Operação Hemorragia. Havia fortes indícios de que ele continuava praticando crimes, especialmente lavagem de dinheiro.

Apesar de preso desde a primeira fase da operação, com a ajuda da esposa, o suspeito quitou dívidas elevadas com pagamento em espécie e cheques de terceiro, segundo as investigações. Ele também escondeu que era proprietário de um carro o registrando em nome do pai.

Outras evidências apontam que o indiciado descumpriu uma condição estabelecida para na prisão em casa, entrando em contato com outro investigado da operação.

A polícia periciou os celulares apreendidos, nos quais foram encontrados conversas que demonstram que os investigados contavam com o auxílio externo para busca de valores com terceiros para quitação de dívidas. Assim, praticavam atos de “constrangimento” na tentativa de levantamento de valores.

Os investigados poderão responder, dentre outros, por crimes previstos na Lei de Lavagem de Dinheiro e na Lei de Organizações Criminosas.

Últimas