15.9 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Prestigiado por amigos e familiares, Arleu assume prefeitura de Criciúma

Gustavo Milioli

Criciúma

A Prefeitura de Criciúma será comandada por Arleu da Silveira pelos próximos sete dias. O presidente da Câmara de Vereadores herda o cargo do vice-prefeito Ricardo Fabris, já que o prefeito Clésio Salvaro pediu duas semanas de licença para tratar de assuntos particulares.

É a primeira vez de Arleu como o chefe do poder executivo. O experiente político de 58 anos, que está exercendo o terceiro mandado como vereador, contou com a presença dos familiares, amigos e de diversas autoridades municipais na cerimônia de posse durante a manhã desta segunda-feira.

“Com muito orgulho e com muita honra, quero agradecer o prefeito Salvaro e o vice Ricardo Fabris por terem dado o espaço para que eu seja prefeito nesses sete dias desta importante cidade, com a certeza de que estaremos trabalhando dia e noite no que for necessário para melhorar a qualidade de vida do criciumense”, frisa o prefeito interino.

Arleu já tem nesta terça-feira uma reunião no gabinete do deputado estadual Júlio Garcia, em Florianópolis, para tratar de um projeto da Fundação Municipal de Esportes (FME). “Vem de encontro ao reemparelhamento da parte de fisioterapia juntamente com acompanhamento médico. Depois, teremos uma reunião com os empresários do Sul, que solicitaram uma agenda com o governador. A semana será toda neste ritmo”, antecipa ele.

Ainda não há nenhuma lei em mente para que seja sancionada neste período. “Hoje me reunirei com o Secretário de Governo (Vagner Espindola) para fazer os encaminhamentos da parte de legal, dos projetos de lei da Câmara que já foram votados e ainda aguardam sanção”, comenta.

Das salas de aula à vida pública

Bioquímico por formação, Arleu da Silveira lecionou durante boa parte da vida em escolas e cursinhos pré-vestibulares de Criciúma e região. O professor dividia a profissão com o gosto pelo futsal, esporte pelo qual foi atleta amador. Aliás, foi por meio dele que surgiu a oportunidade de ingressar na política.

Secretário de Governo, Secretário de Saúde, presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), presidente da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), além de ser o atual presidente da Câmara de Vereadores, onde ocupa o terceiro mandato, foram algumas das funções já executadas por ele desde então.

“Sou professor há 28 anos, estou de licença. Também sou um ex-atleta, foi através do esporte que pude fazer grandes amigos. Em 1996, depois de uma partida de futebol, vieram falar comigo para fazer o convite para que eu entrasse na política. Estávamos em torno de 30 pessoas e me escolheram entre eles para ser candidato a vereador. Essa foi a minha primeira eleição”, recorda Arleu.

Últimas