29.9 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Tecnologias como a Realidade Mista abrem diversas oportunidades

Já pensou em interagir e manipular objetos virtuais em ambientes reais? Pois isso é possível e está se tornando cada vez mais comum no cotidiano. A Realidade Mista (RM), já tem sido empregada, por exemplo, em simulação de cirurgias, construção e interação com edificações, mas durante a pandemia, sua utilização foi expandida e com isso, as oportunidades na área para profissionais de informática.

O coordenador do curso de Ciência da Computação da Unesc, Luciano Antunes, explica que a RM possibilita mesclar ambientes reais a elementos virtuais, por meio do uso de tecnologias de detecção e projeção holográfica de imagem de última geração e da manipulação de objetos. “A Realidade Mista vem sendo utilizada a um bom tempo e cada vez mais faz parte do cotidiano das pessoas. Os equipamentos para a sua utilização exigem um alto valor de investimento que agora vem aos poucos diminuindo”, afirma.

Segundo ele, trata-se de uma tecnologia que pode ser aplicada em todas as áreas do conhecimento e isso fez aumentar a procura por profissionais de computação que possam desenvolver aplicações que utilizem esta Realidade Mista. “No curso de Ciência da Computação da Unesc, os estudantes aprendem tanto sobre Realidade Mista quanto Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Internet das Coisas e outras tantas tecnologias. O curso está sempre atento às tendências e movimentos do mercado”, afirma Antunes.

O coordenador explica que no curso, além dos conteúdos apresentados em sala de aula, os alunos aprendem colocando “a mão na massa”, em laboratórios que reúnem diferentes tecnologias. Um exemplo é o Laboratório de Instrumentação, localizado no Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque), que possibilita um aprendizado prático e conecta os acadêmicos com a realidade do trabalho.

Além da estrutura da maior universidade da região, conceito máximo (nota 5) no Ministério da Educação (MEC), o curso de Ciências da Computação conta com professores qualificados, com mestrado e doutorado e experiência em consultoria e em empresas da área de tecnologia. Antunes chama a atenção também para a formação de novos profissionais por meio do ensino teórico e prático, da participação em pesquisas e em projetos de extensão na comunidade. “Tudo isso que o curso e a Universidade oferecem contribui para a formação de profissionais qualificados tecnicamente para o mercado de trabalho e também para fazerem a diferença”, salienta.

Possibilidade de ingresso

As matrículas para o curso de Ciência da Computação estão na reta final e podem ser feitas até 23 de agosto. Os interessados em conhecer detalhes do curso de graduação, disciplinas, possibilidades de desconto e ingresso facilitado podem entrar em contato com a Unesc por meio dos telefones (48) 3431-4500 ou (48) 99915-0433 (Whatsapp).

Últimas