27.1 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Natal de reflexão, fé e confiança em Deus

Criciúma

Um convite para a reflexão. O Natal, oficialmente celebrado neste sábado, 25 de dezembro, evidencia a verdadeira importância do período: um momento dedicado à fé, espiritualidade e partilha, sobretudo, entre familiares e amigos. Após uma celebração atípica, no ano passado, devido ao cenário causado pela pandemia, em 2021, a proximidade e o convívio com os mais próximos estará presente no cotidiano das pessoas.

“Para todos aqueles que têm a fé cristã, essa data representa muito, pois no nascimento de Cristo, novas coisas nascem na vida daqueles que sofreram com inúmeras perdas, tais como aquelas relacionadas à pandemia”, reflete o presidente do Conselho de Pastores e Ministros do Evangelho Sul Catarinense, Antônio Luiz Lalau.

O período também chama atenção para renovações. “O nascimento de Cristo fala sempre de uma nova vida, um novo tempo, uma mudança em torno de tudo aquilo que não estava bom e pela esperança em Deus por Cristo, que nos leva a gerar uma fé de que as coisas serão melhores. Essa data, o Natal, tem a sua importância nisso”, ressalta Lalau.

Para o pastor, o momento é de reflexão e fé. “O que me chama atenção é que quando Jesus nasceu, a terra também vivia uma crise em função do governo opressor romano, o qual levava as pessoas a terem muitas dificuldades. O nascimento de Cristo, então, trouxe esperança e a comemoração desse nascimento continua trazendo esperança a cada novo ano na vida de todos que em Cristo creem”, enfatiza.

Contemplar o amor por Deus

Segundo o pároco da Catedral e vigário geral da Diocese de Criciúma, Antônio Júnior, Natal é tempo de contemplar o amor por Deus. “Para nós, cristãos católicos, celebrar o Natal é contemplar uma vez mais o amor de Deus por nós. Deus que se encarna, que se faz homem e que vem viver no meio de nós por amor. De maneira muito maravilhosa, ele vem a nós, em um menino frágil, pobre e simples, nos dando a possibilidade de abraçá-lo e acolhê-lo em nossas vidas”, frisa.

O período de Natal é considerado uma nova chance para fazer diferente. “É uma época em que se diz que estamos encerram o ano, as atividades e as coisas, contudo, o Natal nunca deve ser fim e sempre começo e recomeço. Sempre que nós celebrarmos o Natal, é para recomeçar, nos refazermos e começarmos de novo, junto com Deus, a força e a graça”, acrescenta o pároco da Catedral.

Este também é o tempo de demonstrar as emoções. “Ficam aflorados os sentimentos de paciência, tolerância, amor, fraternidade e caridade entre nós. Esses são sentimentos e valores devem estar sempre atuando na vida de um cristão. Na vida de alguém que ama o nosso senhor Jesus Cristo”, pontua Júnior. “Que neste Natal nós possamos celebrá-lo de maneira cristã, não só externa, na roupa, no presente, mas também de maneira interna, trazer o Natal para dentro, para gerar em nós conversão”, finaliza o pároco.

Missas na Catedral São José:

Dia 24 (sexta-feira) – 20 horas – Santa Missa Solene

Dia 25 (sábado) – 8h – Santa Missa com o Coro da Catedral

17h – Santa Missa

Missas na Paróquia Santo Antônio – Quarta Linha

Dia 24 (sexta-feira) – 19h – Santa Missa Solene

Dia 25 (sábado) – 8h – Santa Missa Solene

Dia 26 (domingo) – 8h – Santa Missa

Missas no Santuário Diocesano do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus

Dia 24 (sexta-feira) – 18 h – Missa Vigília de Natal

Dia 25 (sábado) – 15h – Missa do Natal do Senhor

Dia 26 (domingo) 11h /15h/ 18h – Solenidade Sagrada Família –

Missas no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio

Dia 24 (sexta-feira)  – 19h – Vigília de Natal

Dia 25 (sábado)  – 8h – Missa da Aurora de Natal

19h – Missa Solene de Natal

Dia 26 (domingo) – Missa da Promessa

 

Últimas