15.9 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Cocal do Sul: Cidade prospera junto à determinação do povo

Geórgia Gava

Cocal do Sul

Um lugar tranquilo, que remete à qualidade de vida e acolhimento. As atribuições de uma cidade pequena não intimidaram Cocal do Sul, que ao longo destes anos investiu em desenvolvimento, trabalho e renda, sem deixar de lado as tradições dos antepassados. Com pouco mais de 16 mil habitantes, o município celebra três décadas de emancipação político-administrativa neste domingo, dia 26.

“Cocal do Sul é uma cidade tão especial. É perceptível como a nossa cidade cresceu e ficou maravilhosa. Ao longo dessas três décadas, o município se desenvolveu com muito trabalho e dedicação de um povo ordeiro”, comemora o prefeito, Fernando De Faveri.

O município chega ao seu 30º aniversário com conquistas de sobra para comemorar. “É uma cidade pujante. Cocal do Sul tem excelentes índices e indicadores. Além disso, temos uma baixa mortalidade infantil, renda per capita muito boa e grande número de empresas instaladas na nossa propriedade. Mas, o melhor do nosso município, lógico, é o seu povo”, acrescenta o prefeito.

A emancipação de Cocal do Sul está ligada diretamente à dedicação política, unida à voz do povo que deu o sim a uma nova página da história do município, em 1991.  “É importante lembrar que essa grande conquista foi feita através do voto. Quero parabenizar a todos que trabalharam e se esforçaram pela emancipação, e, especialmente, aos que votaram, porque hoje, nós colhemos o fruto dessa vitória”, enfatiza De Faveri. “É a melhor cidade para se morar no mundo, sem sombra de dúvidas e sem demagogia, porque quem bebe da água de Cocal do Sul sabe do encanto e da magia que essa cidade tem”, completa.

Um marco para a história do município

Uma das maiores demandas de Cocal do Sul está prestes a ser entregue aos moradores do município. No domingo, dia 26, o pronto-atendimento 24 horas será inaugurado pela administração municipal. O serviço irá funcionar no mesmo local onde é a Unidade de Referência em Saúde, na Rua Ângelo Peruche, no Centro de Cocal do Sul.

“No domingo, vamos presentear Cocal do Sul com um dos seus maiores anseios. Há 20 anos, quando eu fui secretário de Saúde, consegui ampliar o horário de funcionamento. Mas, agora, vamos inaugurar o tão sonhado pronto-atendimento 24 horas. O município merece atendimento qualificado diuturnamente. Com isso, a cidade passará a cuidar melhor dos seus filhos, os 17 mil habitantes”, enfatiza o prefeito.

Antes da emancipação

Apesar de ser um jovem município, Cocal do Sul possui um histórico de mais de 140 anos. A colonização ocorreu em 1880, quando pessoas oriundas da Itália, Polônia e Rússia se instalaram na região, entre Urussanga e Criciúma. A Vila de Cocal se formou pouco tempo depois, em 1885. Cechinel, Possamai e Smânia foram as primeiras famílias que firmaram raízes na localidade.

Em 2 de janeiro de 1904, Cocal passava a ser distrito de Urussanga. A intitulação permaneceu até meados da década de 80, quando o nível de desenvolvimento e crescimento da localidade se acentuou. Diante de muito esforço, por meio de lideranças políticas, a bandeira da emancipação político-administrativa foi erguida, no dia 26 de setembro de 1991.

SOBRE O MUNICÍPIO:

EMANCIPAÇÃO: 26 DE SETEMBRO DE 1991

GENTÍLICO: COCALENSE

POPULAÇÃO: 16.956 (2021)

PREFEITO: FERNANDO DE FAVERI (MDB)

ÁREA: 71.210 km²

DISTÂNCIA ATÉ FLORIANÓPOLIS: 203 km

MUNICÍPIOS LIMÍTROFES: CRICIÚMA, SIDERÓPOLIS, URUSSANGA, MORRO DA FUMAÇA

Últimas