25.4 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Balneário Rincão: Uma cidade movida pela solidariedade

Thiago Oliveira

Balneário Rincão

Com pouco mais de 13 mil habitantes, o Balneário Rincão é conhecido pelo trabalho do povo, principalmente na pesca e no comércio, mas também, pela solidariedade. O município é lar de diversas organizações não governamentais (ONGs) engajadas em ajudar quem precisa.

Beto Moysés é um dos voluntários. Morador do município desde 2010, se viu na necessidade de ajudar a comunidade. Hoje, faz parte de movimentos como a Organização Protetora dos Animais (OPA), dos Voluntários pelo Desenvolvimento de Balneário Rincão (VDBR) e Voluntários do Balneário Rincão (VBR).

E um dos principais trabalhos é realizado com as famílias que vivem da pesca para sobreviver. “No meu tempo livre, eu ficava vendo aqui os pescadores. Muita gente aqui com 60, 68, 70, que não se aposentavam, mesmo tendo o direito. E nós passamos a tentar mudar isso. Vamos atrás de documentação de pesca, atrás de Incra, alistamento militar, aquelas coisas, todos os documentos, coisas que eles nem tinham, porque nunca pensaram que tinham direito. E gente consegue aposentar eles. Me sinto gratificado com isso. E isso tudo ocorre através dos voluntários”, conta Moysés.

Várias frentes de trabalho

Cada grupo atua em uma frente diferente. A OPA, por exemplo, atende quase 120 cachorros, em um trabalho que vai além de qualquer disputa política. “O prefeito Jairo e eu somos de partidos opostos. Eu sou progressista, Esperidião Amin, e ele é MDB. E nós fizemos uma grande boa parceria e conseguimos construir um canil, que tem ajudado muitos animais”, conta Moysés.

Já o VDBR é tradicional no trabalho em prol do município. A primeira ação de destaque ocorreu no Natal de 2018, quando iluminaram as casas do calçadão. A iniciativa deu certo, e segue ocorrendo. “Vamos começar a partir da semana que vem a começar a nos reunir para o grupo da iluminação da orla, o Grupo da Casa de Papai Noel e também o grupo de teatro para fazer a chegada dos reis momos e a chegada do Papai Noel na casinha. Então, a partir do dia 4, com todo mundo já vacinado, mais tranquilo, vamos tentar nos reunir em pequenos grupos para voltarmos a forma para ver se a gente vai fazer a iluminação de Natal este ano”, adianta.

Outro grupo que Moysés integra é o VBR, que cuida principalmente do paisagismo da cidade, ajudando a deixar o Rincão mais bonito para os visitantes e também para os moradores. “Na última semana, nós fizemos uma ação referente ao dia da árvore e conseguimos doar 600 mudas ornamentais e plantas frutíferas. Nós pensávamos em trabalhar até às 14h, mas tivemos que fechar a banquinha às 11h45 por que não tínhamos mais nada para doar”, conta, orgulhoso, sobre o movimento que também ajuda famílias carentes, com cesta básicas, informações jurídicas, e assistência social.

Inspiração

Assim como outras pessoas que doam o tempo para ajudar a comunidade, Moysés espera inspirar outros para também fazerem parte do voluntariado. “Sempre tive amigos em Criciúma que dizem que eu era é uma espécie de ‘abre portas’. Dizem que eu vou indo e abrindo portas, fazendo as conexões. Um facilitador da vida dos outros. E eu gosto de ficar juntando o pessoal para resolver o problema dos outros. É muito papel para a cabeça da gente”, brinca. “Mas a gente consegue dar fim e ter êxito numa receita, numa ressonância, numa cirurgia, numa casinha para alguém morar. A gente está sempre trabalhando nisso. Eu, por ter um pouco mais disponibilidade, talvez um pouco mais de conhecimento, eu participo desses grupos para fazer a minha parte e ajudar o Balneário Rincão”, completa.

 

Últimas