22.7 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

Atleta Sul catarinense estreia hoje nas Olimpíadas de Tóquio

A região Sul catarinense tem uma representante nas Olimpíadas e ela faz sua estreia nesta edição de Tóquio na noite desta quarta-feira (4). Ana Claudia Lemos, atleta do Mampituba/DME Nova Veneza/FME Criciúma, foi convocada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e defenderá as cores do Brasil na prova de revezamento 4×100 metros feminino. A disputa será por volta das 22 horas (horário de Brasília).

Nascida em Jaguaretama, no interior do Ceará, Ana Claudia mudou-se com a família para Criciúma ainda nos primeiros anos de vida. Na cidade catarinense surgiu a preferência pelos esportes: primeiro com o futebol, depois com o atletismo. Ela iniciou na modalidade com o técnico Roberto Bortolotto, que, na época, já atuava na Fundação Municipal de Esportes (FME). Hoje, ele é técnico da equipe Mampituba/DME Nova Veneza/FME Criciúma e foi responsável por trazer a atleta de volta às suas origens.

Ana Claudia pode ser considerada uma veterana de Olimpíadas. Ela esteve em Pequim (2008), Londres (2012) e foi convocada para o Rio (2016), mas acabou não competindo por conta de uma lesão. Inclusive, a participação em Tóquio já pode ser considerada uma vitória, tendo em vista que a atleta vem de um longo período de lesões graves.

“Essa é a quarta Olimpíada e cada uma gera uma sensação nova. Essa tem um significado diferente, no último ciclo olímpico não consegui participar, depois teve a lesão e cirurgia no tendão de Aquiles, que é bem delicada. Agora tem o peso da volta, parece que eu tive que retornar às minhas origens para novamente subir um degrauzinho na minha carreira, e tem sido um ano legal, com várias vitórias até aqui”, comenta Ana Claudia.

Recentemente, a atleta ficou em primeiro lugar no Torneio Atletismo Paulista, em São Paulo, e foi pentacampeã no Troféu Brasil de Atletismo, ambos na prova de 100 metros rasos, sua especialidade. Ela também conquistou medalha de ouro no revezamento 4×100 metros com a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano de Atletismo, no Equador.

Em Tóquio, a prova de revezamento 4×100 metros feminino será disputada por Ana Claudia junto com as atletas brasileiras Vitoria Cristina Rosa, Rosangela Santos, Ana Carolina Azevedo e Bruna Jéssica Farias. Se conseguirem avançar, a final será na sexta-feira (6), às 10h30 (hora do Brasil). Essa é a primeira vez, em 97 anos de história, que a Sociedade Recreativa Mampituba conta com um atleta representante nas Olimpíadas.

A Nobre Indústria e Comércio de Peças é apoiadora da atleta Ana Claudia Lemos. O Departamento Municipal de Esportes (DME) de Nova Veneza e a FME de Criciúma são parceiros da equipe de atletismo do Mampituba, a qual é integrante do projeto de formação de atletas que o clube mantém por meio de convênio, através de editais, com o CBC.

Últimas