Aposentado transforma bancos de ônibus em ‘salas de estar’ em SC

Aposentado no sul de Santa Catarina na cidade de Imaruí transformou pontos de ônibus em salas de estar. O projeto foi apoiado pela prefeitura da cidade após João Batista Nicolau Fernandes se inspirar e pintar um ponto de ônibus próximo de onde mora.

Segundo o aposentado ele nunca havia pintado nada além da casa da família. O trabalho não remunerado, conta com ajuda de custo da prefeitura e leva em média três dias para ser concluído.

– As pessoas ao olharem o trabalho agradecem, tu ser reconhecido por um trabalho feito para a comunidade não tem preço que pague, de uma hora para outra a gente virou artista. Diz o aposentado.

O aposentado conta que a inspiração veio após ver um ponto de ônibus semelhante em Canelinha, na Grande Florianópolis.

– Tinha um sofá e um outro desenho. Aí vim pensando e resolvi fazer um similar aqui perto de casa. Eu mesmo comprei as tintas e fiz. Fiz um desenho diferente e fiz igual como se fosse uma janela. Fiz um outro ponto também. Um monte de gente acabou passando por aqui e gostando do trabalho. Relembra.

Além do sofá, João tenta homenagear no desenho a comunidade local. Seja através dos objetos ou até mesmo na paisagem natural que fica na “janela” na sala.

“Como os pontos estavam todos abandonados, deu um outro visual. A ideia é, mudar a visão e trazer uma sensação de alegria e aconchego aos moradores”, afirma.

João conta que em 2016 o único filho que tinha morreu afogado em Minas Gerais. O aposentado achou um diário do jovem. No documento, o filho de João afirmava que tinha o sonho de pintar a casa da família.

“Umas pessoas falaram para mim que eu estava fazendo isso [pintando os pontos] com a inspiração de alguém. E realmente é isso, já que meu filho queria pintar a nossa casa com vários desenhos. Esse era o sonho dele”, conclui.

Com o apoio da prefeitura, a ideia é realizar a intervenção artística em cerca de 20 pontos espalhados na cidade.

*Fonte: Santa e Bela Catarina

Últimas